O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) pretende concluir 33 km da rede cicloviária entre ciclovias e ciclofaixas até o fim de 2015. Já são 20 km de ciclovias concluídos e 13km de ciclofaixas em execução. O projeto de implantação de vias exclusivas para ciclistas foi apresentado na manhã desta segunda-feira (3).
O projeto, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município, foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada em 2013 que ouviu 1.600 ciclistas londrinenses, que utilizam o meio de transporte para lazer, trabalho e estudos. O objetivo é implantar uma rede cicloviária de 318,8 km entre ciclovias e ciclofaixas distribuídas em todas as regiões da cidade.
De acordo com a presidente do Ippul, Ignês Dequech, embora o projeto seja amplo, a execução do mesmo será feita a partir de "oportunidades". "O cronograma das ciclofaixas vai ser cumprido a partir de situações que oportunizem a implantação da via exclusiva. À medida que vamos trabalhando nos processos de pavimentação e adaptação na sinalização das vias, aproveitaremos para implantar as faixas exclusivas para ciclistas. Na Saul Elkind, por exemplo, a implantação acontecerá conforme as obras de revitalização ocorram. Vamos aproveitar as oportunidades para concluir o projeto".
A viabilização da rede cicloviária virá de várias fontes como, por exemplo, recursos próprios do município; financiamento do Paraná Cidades; medidas mitigadoras de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV); e de outras o Projeto de Transporte Urbano SuperBus.
Ciclovias x ciclofaixas
As ciclovias são implantadas de forma segregada ao tráfego motorizado. Localizadas em outros níveis, como em canteiros ou calçadas, as ciclovias normalmente estão dispostas em vias de tráfego intenso, como avenidas.
Já as ciclofaixas não são separadas por níveis, mas por pinturas e tachões. Estas são implantadas em vias de tráfego moderado e reduzem o tamanho das faixas de rolamento.
Vias executadas e em execução
A implantação das ciclofaixas nas ruas Alagoas, Espírito Santo, Paranaguá, Santos e Aminthas de Barros está em andamento e deve ser finalizada na primeira quinzena de agosto. Juntas, elas totalizam 7.460 metros de extensão.
Desde 2013, já foram implantados 9.743 metros de ciclovias, que estão nas avenidas Sylvio Barros, Theodoro Victorelli e Saul Elkind; e nas ruas Santa Terezinha, Yoneki Shime, Luiz Leoni, Mitsuki Shime e Benedito Souza, além de uma ciclofaixa na Avenida Ayrton Senna da Silva.
Até o final de 2016, o objetivo é interligar as avenidas Tiradentes, Juscelino Kubitschek (JK), ruas Paranaguá e Santos, avenidas Santos Dumont, Alziro Zarur e Robert Koch através de ciclofaixas e ciclovias. Juntos, eles formarão um percurso contínuo de aproximadamente 12 mil metros de extensão. Além dessas vias, a intenção é também investir em outras como as avenidas Higienópolis, Dez de Dezembro e Duque de Caxias.
Confira aqui o projeto total que prevê implantação das faixas exclusivas em toda a cidade.