Nesta quinta-feira (6), às 13h30, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) vai promover a oitava pré-conferência dos direitos das crianças e dos adolescentes de Londrina.
O encontro será na Escola Municipal do Campo, Trabalho e Saber, que funciona no mesmo espaço da Escola Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, no Assentamento Eli Vive, no Distrito de Lerroville (zona rural).
Leia também: Campanha da rede municipal arrecada gibis para escolas rurais de Londrina
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem, incluindo os alunos de ambas as unidades escolares. O objetivo desta pré-conferência é debater as necessidades das crianças e adolescentes do campo, de forma a escutar as demandas trazidos por eles e implementar melhorias nas políticas públicas.
A pretensão é obter mais informações sobre quais foram os desafios enfrentados durante a pandemia da Covid-19 e quais persistiram até agora, para ajudá-los a superá-los.
Para participar não é necessário se inscrever antecipadamente e os jovens participantes poderão expor suas ideias através de várias metodologias diferentes, como por meio de cartazes, de histórias, desenhos, rodas de conversa, bate-papos e transmissão de vídeos educativos.
Segundo a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, todas essas estratégias visam escutam quem realmente convive e enfrenta os desafios no dia a dia da comunidade, por isso o uso de metodologias diferenciadas é tão necessário.
Nos últimos encontros, que ocorreram na Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina), região leste, e no Distrito de Guaravera, zona rural, o CMDCA conseguiu reunir cerca de 100 pessoas.
“As contribuições das crianças e adolescentes têm sido muito boas e pertinentes e percebemos que eles têm muito a contribuir no processo de construção das políticas públicas”, disse a secretária executiva do CMDCA, Ruth Piveta.
Outras pré-conferências
Além dessa pré-conferência, outras ainda serão promovidas no centro, na sede da Guarda Mirim (dia 11/10); no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag (14/10); na Guarda Mirim para os moradores de Lerroville (19/10); no Cepas Aquiles (20/10); Unicesumar (24/10) e no salão Paroquial da Rua Victório Libardi (a definir) para os moradores de Paiquere, Irerê, Guairacá e do Patrimônio Selva. A ideia é que os encontros preparatórios englobem todas as regiões da cidade.
Sobre a conferência
Nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 18h, ocorrerá a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede da Associação da Guarda Mirim de Londrina, localizada na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, no bairro Aeroporto.
O tema deste ano será “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Entre os eixos de debates estão a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da Covid-19; a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos; a participação da sociedade e a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas a este público durante e após a pandemia.
O edital de chamamento para a Conferência está publicado no Jornal Oficial do Município nº 4734, disponível aqui. A última conferência foi promovida em 2018. Nos anos seguintes, não ocorreram encontros devido à pandemia do Coronavírus.