Londrina

Alunos especiais recebem computadores em Londrina

29 out 2002 às 15:22

A prefeitura de Londrina entregará, na próxima quinta-feira, 15 computadores aos alunos com necessidades especiais da rede municipal de ensino. De acordo com a assessoria de comunicação do município, essas máquinas serão instaladas em 12 escolas e no setor de psicopedagogia do Centro de Educação Infantil (CEI) Valéria Veronezi (região central).

"Devido à deficiência física, alguma crianças têm dificuldades motoras e não conseguem escrever com lápis. Nessas situações, o computador faz o papel de caderno", disse a gerente de apoio educacional da Secretaria Municipal da Educação Nair Senegalia Morete. Segundo ela, o modelo descrito nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica prevê que a escola se adeqüe às necessidades de cada aluno, privilegiando os direitos dos portadores de deficiência.


De acordo com o paradigma anterior, o aluno tinha de se adequar ao que a escola podia oferecer. "Existem em torno de cem crianças com necessidades especiais, como síndrome de Down, deficiência visual ou física. A adaptação das escolas coloca as crianças em igualdade para conviver", disse a gerente.

Os computadores serão utilizados também fora do período de aula, em atendimento especializado individual, e vão beneficiar 12 alunos e está sendo feito um treinamento para as professoras que ainda não sabem usar as máquinas.


Continue lendo