Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Retomada dos atendimentos

Assembleia Legislativa aprova retorno dos cartórios distritais na área urbana de Londrina

José Marcos Lopes - Especial para a Folha
16 jul 2024 às 08:00
- Josette Leprovost/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou nesta segunda-feira (15) o projeto de lei que permite a reabertura de sete cartórios em áreas urbanas da região de Londrina. 


Em julho do ano passado, sete tabelionatos de notas foram transferidos para a zona rural, o que gerou problemas para a população e reduziu o número de atendimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A partir de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), no ano passado o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou a volta dos serviços para a zona rural e foram fechados os tabelionatos de Guaravera, Lerroville, Maravilha, Irerê, Paiquerê, São Luiz e Warta. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Investimento de R$ 185 milhões

Obras de ampliação do aeroporto de Londrina chegam a 82% de conclusão em um ano

Imagem de destaque
Inscrições abertas

Universidade de Londrina promove oficina de inclusão digital para idosos

Imagem de destaque
Abertura oficial

Londrina inicia Setembro Lilás neste domingo com ações no aterro do Igapó

Imagem de destaque
Segundo a Sanepar

Em Lerroville, problema operacional afeta abastecimento de água


Matéria publicada pela FOLHA, em agosto do ano passado, mostrou que a mudança gerou filas e reclamações nos cartórios de áreas urbanas. Em um ano, o número de atendimento nos unidades transferidas caiu de 3,5 mil para 400.

Publicidade


A situação mobilizou os deputados estaduais Alexandre Curi (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Tercílio Turini (MDB) e Tiago Amaral (PSD), que encaminharam ao TJ-PR um pedido para que o Tribunal apresentasse um projeto a fim de readequar os cartórios da região. 


O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), também se reuniu com o presidente do TJ-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, para relatar os problemas.

Publicidade


O projeto apresentado pelo TJ-PR transfere para o Órgão Especial do Tribunal a competência para tratar da delimitação dos cartórios na Comarca de Londrina. 


Um texto substitutivo foi aprovado em reunião extraordinária da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e voltou ao plenário para aprovação em duas sessões extraordinárias, nesta segunda. Após em entendimento entre a base de apoio ao governador Ratinho Júnior (PSD) e a oposição, o projeto foi aprovado com 49 votos favoráveis.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Alep aprova retorno dos cartórios distritais na área urbana de Londrina
Tabelionatos de notas foram transferidos para a zona rural em 2023, gerando problemas para a população e reduzindo o número de atendimentos
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade