Os 55 adolescentes que cumprem medidas de internação no Centro de Socioeducação - Cense Londrina II - iniciaram nesta semana as aulas práticas dos cursos de qualificação profissional. Dezoito estão matriculados no curso de panificação, 12 no curso de garçom e 18 em textura e pintura decorativa.
Nesta quinta-feira (12) os menores vivenciaram a prática do curso escolhido. No de panificação, por exemplo, que aconteceu em ambiente similar aos espaços de futura atuação profissional, os participantes aprenderam a preparar massas, pães, bolos e salgados. "Os adolescentes e a equipe de profissionais já planejam a formatura deste ciclo, que envolverá a presença de familiares e de toda a comunidade socioeducativa e deve contar com quitutes preparados pelos adolescentes para degustação dos convidados", disse o diretor da unidade, Marcio Augusto Schimidt de Alencar.
O curso é oferecido pela CTT Techno (Cataratas Techno Training), empresa contratada para fornecer os cursos na unidade. São diferentes ofertas e os adolescentes se matriculam de acordo com a opção que mais se identificam, como chapeiro, garçom, almoxarife, área de construção civil, colocação de gesso, entre outros.
Os cursos são realizados em todas as unidades do Estado. São 20 Centros de Socioeducação e 7 Casas de Semiliberdade de responsabilidade da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.