O Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e a organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando realizaram, nesta segunda-feira (19), a abertura oficial da 16ª Semana Municipal da Paz. O tema deste ano é "Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz". A solenidade de abertura ocorreu no saguão da Câmara Municipal, onde houve o lançamento da 14ª edição do livro Londrina Pazeando, produzido por alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular, com a participação de familiares e professores.
A 16ª Semana da Paz, iniciada no último sábado (17), segue com diversas atividades até o dia 25 de setembro, incluindo manifestações, Abraços pela Paz, palestras, caminhadas e exposição. A programação completa está disponível no site www.londrinapazeando.org.br.
Na solenidade de abertura, a presidente do Compaz, Maria Aparecida Prandini Pereira, destacou que, dentre os mais de 5.500 municípios existentes no Brasil, apenas Londrina possui um conselho municipal atuante voltado para o desenvolvimento da cultura de paz. "É necessário que possamos sempre mobilizar a sociedade, principalmente as crianças, trabalhando para transmitir a importância da construção da cultura de paz. É o que pretendemos reforçar com esta semana, que inclui diversas ações envolvendo as crianças e toda a cidade", enfatizou.
O secretário do Compaz e integrante da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, afirmou que Londrina conta com uma cultura de paz consolidada por meio um trabalho árduo e integrado, tendo como base a mobilização dos cidadãos através do diálogo e da cooperação. "Esse trabalho não é apenas do Conselho e das instituições que colaboram, mas de toda nossa cidade. Devemos continuar trabalhando essas ideias diariamente, em prol da cultura de paz e da não-violência", disse.
Para a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, a Semana da Paz é um momento para que todos possam refletir sobre um tema importante para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. "Temos aqui reunidos muitos alunos, pais, familiares, professores e diretores para reforçar a reflexão sobre paz. Vivemos hoje em um mundo dividido por radicalismos e extremismos diversos, e a falta de capacidade de se comunicar e respeitar as diferenças existentes colocam as pessoas umas contra as outras. Pensar sobre paz é uma necessidade diária e as escolas têm papel fundamental de trabalhar para que os jovens aprendam a importância da paz, tenham consciência e conversem com suas famílias", ressaltou.
Lançamento de livro
Durante a solenidade realizada nesta segunda-feira (19), também ocorreu o lançamento e a entrega do 14º Livro Londrina Pazeando. A publicação é uma coletânea de textos, desenhos e relatos produzidos por alunos, pais e professores com o tema "Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz". Em 2016, participaram da produção do livro 38 escolas, incluindo unidades municipais, estaduais e particulares.
A integrante do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Luzia Maria Alves, parabenizou todos os envolvidos no projeto do livro e enalteceu o trabalho de estímulo à cultura de paz que é desenvolvido na cidade. "Parabenizo todas as crianças e as pessoas que ajudaram a escrever o livro, abraçando com tanto amor a causa da paz, que começa em casa com a educação familiar. Londrina vem sendo um exemplo para o Brasil e espero que o trabalho que aqui é feito com tanta dedicação contagie outros municípios. As dificuldades sempre vão existir, mas o amor e a paz devem prevalecer", disse.
Nesta quarta-feira (21), será realizada a 14ª Noite de Autógrafos do Livro Londrina Pazeando, reunindo os autores do livro na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí, das 19 às 20h30.
Exposição
Teve início nesta segunda-feira (19), na Biblioteca Infantil de Londrina, a exposição de desenhos dos alunos da rede municipal e particular que participaram do Concurso Londrina Pazeando. A exposição fica aberta para visitação até o dia 30 de setembro, com entrada gratuita.
A Biblioteca Infantil de Londrina fica na Praça 1º de Maio, 110. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o horário de funcionamento é das 12 às 18 horas, e nas terças e quintas-feiras, das 8 às 18 horas.
9º Fórum da Paz – Integrando a programação da 16ª Semana Municipal da Paz, será realizada nesta terça-feira (20), o 9° Fórum Estadual de Educação Para a Paz- Contribuição da Mídia para uma Cultura de Paz. O tema deste ano é "Violência nas Mídias Sociais". O evento é aberto ao público e será realizado no período da manhã e também à noite, na Sala de Eventos (683) do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O fórum terá duas Mesas de Debates. A primeira, às 8h30, será formada pelo jornalista e professor de Ética e Jornalismo Digital da UEL, Emerson Dias; pelo professor da UEL, youtuber e pesquisador de Mídias Digitais, André Azevedo da Fonseca e pelo advogado, especializado em Crimes e Direitos Digitais, Fernando Peres.
À noite, com início às 19h30, participam da Mesa de Debate o jornalista, blogueiro e professor de Jornalismo Digital da UEL, Fábio Silveira, o youtuber André Azevedo da Fonseca e o advogado Fernando Peres.
A abertura da 16ª Semana da Paz ainda contou com uma apresentação musical do coletivo de mulheres negras de Londrina, Black Divas. Também participaram da solenidade a juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero e a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Elza Correia, além de conselheiros municipais e representantes de instituições de Londrina.