O governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou agora pela manhã em entrevista coletiva em Curitiba que nesta tarde deve vir a Londrina. Ele deverá chegar na cidade às 14 horas, aproximadamente, e concederá entrevista coletiva, mas os detalhes ainda não foram divulgados.
O tucano também deverá participar de encontros e reuniões em Maringá e Foz do Iguaçu. Além da expressiva votação na capital, onde era prefeito, Beto Richa também conquistou eleitores do interior. Em Londrina, sua terra natal, ele obteve 71,8% dos votos.
"Essa primeira viagem é de agredcimento; quero poder dar entrevistas coletivas em outras regiões do estado", disse aos jornalistas.
O governador eleito disse que dará dedicação exclusiva à campanha de segundo turno de José Serra, cujo objetivo é fazer com que ele vença no Paraná. "Não vamos medir esforços para fazer o Serra presidente", disse o tucano. "Eu ainda não sei como será minha participação na campanha. Acho que vou a São Paulo para discutir as estratégias".
Perdão
Eleito, Beto Richa demonstrou ter perdoado Álvaro Dias, tucano que deixou o ninho para apoiar o irmão Osmar Dias (PDT), derrotado na disputa pelo governo do Paraná. "Foi um ato de infidelidade ao nosso partido, mas não vou pedir que tenha qualquer tipo de medida disciplinar, qualquer retaliação por ele ter tomado esse posicionamento. Eu entendo isso como uma questão familiar", contemporizou.
O governador eleito voltou a ser questionado sobre as impugnações das pesquisas eleitorais nas semanas finais da campanha eleitoral e, mas uma vez, ressaltou que foi a Justiça quem impugnou porque a metodologia das pesquisas era equivocada.
Pesquisa
Ele aproveitou para questionar o papel dos institutos de pesquisa, dizendo que já foi prejudicado por pesquisas erradas e citando como exemplo recente seu colega tucano, Gustavo Fruet, que foi derrotado para o Senado.
"Os institutos de pesquisa apontavam que ele estava 20 pontos atrás do segundo colocado, mas ao final, na apuração, chegou com um ponto por cento para vencer. "Veja só que tristeza um instituto fazer isso. O Gustavo Fruet pode sim ter sido prejudicado", afirmou. "Alguns tentaram me carimbar de afrontar a democracia, mas o que atrapalha mais a democracia: nós que comprovamos na urna que estávamos certos ou uma pequisa que pode induzir ao erro?", questionou.
Na entrevista coletiva desta manhã, Beto Richa também falou sobre seu pai, o ex-governador José Richa, tido como um dos melhores políticos do Paraná. "Sem dúvida, é motivo de orgulho e honra ver este reconhecimento a meu pai. Por todo lugar onde passo, as pessoas o elogiam", comentou. "Sei da responsabilidade que tenho de não poder errar, de não desonrar o sobrenome que carrego".