Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antes tarde...

De olho no PV, candidatos adotam promessa ambiental

Agência Estado
17 out 2010 às 09:58

Compartilhar notícia

- ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Marina Silva não passou para o segundo turno das eleições presidenciais, mas conseguiu fazer aquilo que muitos esperavam de sua candidatura: inscrever a sustentabilidade na agenda política nacional. Pressionados pelos 20 milhões de votos obtidos pela candidata do Partido Verde (PV) no primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) não podem mais se dar ao luxo de ignorar questões ambientais consideradas prioritárias pelo eleitorado "marineiro", como o combate ao desmatamento e a proteção ao Código Florestal.

O jornal O Estado de S.Paulo enviou aos dois candidatos uma série de perguntas relacionadas a alguns do principais debates ambientais do Brasil. Todas elas, também, abordadas na lista de 42 compromissos essenciais apresentada pelo PV como base para definição de um eventual apoio do partido a uma - ou nenhuma - das candidaturas. A decisão será votada hoje (17) em assembleia do partido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Um dos temas considerados mais críticos é a reforma do Código Florestal, que estipula regras e limites para a ocupação de áreas de vegetação nativa. Em resposta ao jornal, ambos se disseram contrários à anistia a desmatadores, prevista no relatório de Aldo Rebelo (PC do B), aprovado por uma Comissão Especial da Câmara em julho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Propaganda irregular

TSE mantém multas aplicadas à Stepan Nercessian

Imagem de destaque
Larga vantagem

Entre mais pobres, Dilma teve 26 pontos de folga

Imagem de destaque
Católicos também

Entre mais pobres, Dilma teve 26 pontos de folga

Imagem de destaque
Desavenças

Bulgária e Macedônia ‘disputam’ origens de Dilma Rousseff

A assessoria da campanha tucana afirmou que Serra considera a anistia "inaceitável". O candidato tucano se coloca contra a redução das áreas de preservação obrigatória previstas no código e propõe o pagamento por serviços ambientais. Do outro lado, Dilma afirma ser a favor do veto a propostas que reduzam áreas de reserva legal e preservação permanente, embora seja necessário inovar em relação à legislação. "Sou favorável ao veto à anistia para desmatadores", afirmou a candidata.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo