Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Joaquim Roriz

Com impasse no STF, ficha suja pode continuar campanha

Agência Brasil
24 set 2010 às 11:50

Compartilhar notícia

- ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a suspensão do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do recurso de Joaquim Roriz (PSC), fica mantida decisão do Tribunal Superior Eleitoral de impugnar o registro de sua candidatura. No entanto, o candidato ao governo do Distrito Federal pode continuar a fazer campanha. Ontem (23), a sessão terminou empatada em 5 a 5 e foi suspensa antes de ser proclamada decisão final de como o impasse será resolvido.

A candidatura de Roriz fica indeferida até que a questão seja solucionada. Com o empate, o presidente do Supremo, Cezar Peluso, poderia dar o voto de minerva. Mas, preferiu decidir o assunto em sessão ainda sem data para ocorrer. Uma das sugestões é que o próximo ministro escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Eros Grau, que se aposentou em agosto, decida a questão. Ou ainda que os ministros do STF mantenham a decisão do TSE de impugnar a candidatura com base na Lei da Ficha limpa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A divergência no julgamento de ontem se deve ao início da vigência da Lei da Ficha Limpa. O relator, Ayres Britto, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, Cármem Lúcia, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie entenderam que a norma já poderá ser aplicada nas eleições deste ano. Porém Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Marco Aurélio e Dias Toffoli alegaram que é preciso respeitar o princípio da anualidade e aplicar a lei apenas nas próximas eleições, em 2012.

Leia mais:

Imagem de destaque
Propaganda irregular

TSE mantém multas aplicadas à Stepan Nercessian

Imagem de destaque
Larga vantagem

Entre mais pobres, Dilma teve 26 pontos de folga

Imagem de destaque
Católicos também

Entre mais pobres, Dilma teve 26 pontos de folga

Imagem de destaque
Desavenças

Bulgária e Macedônia ‘disputam’ origens de Dilma Rousseff

Como não há uma decisão definitiva sobre o caso, o nome e a foto de Joaquim Roriz vão constar nas urnas eletrônicas do Distrito Federal. O prazo do TSE para alterar as imagens terminou no dia 30 de agosto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo