A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) lançou uma campanha para que os eleitores escolham candidatos da cidade para votar no pleito de outubro de 2010. O aumento da representatividade política de Londrina e do norte do Paraná poderia melhorar o desenvolvimento econômico e social da região, defende o presidente da Acil, Nivaldo Benvenho.
O empresário lembrou que apenas o município de Ponta Grossa, com população menor que Londrina, tem quatro deputados federais. Já todo o Norte e o Norte Pioneiro do estado também tem apenas quatro representantes na Câmara Federal.
"Há uma evasão de votos. Muita gente está votando em candidatos de fora. Isso é muito ruim porque o candidato leva o voto, mas não mora aqui, a família dele não vive aqui, ele não conhece nosso problemas e não temos como cobrar o cumprimento do que prometeu", disse Nivaldo Benvenho à Rádio Paiquerê AM.
"O segundo momento da campanha pelo voto nos políticos locais é a cobrança de projetos e ações que melhorem o desenvolvimento da nossa região. Isso deixa os candidatos amarrados, pois se Se não tiverem ações, terão problemas nas próximas eleições", explicou.
O presidente da Acil estima que cada deputado federal, ao longo de seu mandato, tenha acesso a R$ 200 milhões em verbas parlamentares para destinar aos projetos de bancada. Porém, com a baixa representatividade, Londrina acaba sempre perdendo. "Na Assembleia Legislativa é o mesmo. Nós (Norte do Paraná) ficamos alijados dos processo de discussão porque não temos uma bancada forte e isto nos traz muitos prejuízos".
O empresário disse ainda que a campanha não quer apenas que o eleitor vote em candidatos da cidade ou da região, mas que pesquise a vida do político. "Não é somente votar no candidato da região, mas saber quem ele é, o que faz da vida, qual o seu passado. Mas, com certeza, a região tem candidatos competentes e honestos", declarou.
Segundo Benvenho, a Associação Comercial de Apucarana também lançou campanha semelhante.