O ano de 2020 é considerado como o ano da retomada do mercado imobiliário. A redução das taxas de financiamento e a geração de novos empregos animou muitas pessoas a procurar por apartamentos à venda.
Com a queda da taxa de juros, Selic, os compradores voltaram ao plantão de vendas para adquirir um apartamento novo.
E com tantas ofertas de apartamentos à venda alguns cuidados devem estar em sua lista de pesquisa. Por isso, confira três pontos que você deve avaliar antes de entrar em um financiamento.
Leia mais:
Espanha quer limitar venda de imóveis a estrangeiros e aumentar impostos para quem aluga
Londrina divulga mais de 500 vagas de emprego nesta segunda
Agências do Trabalhador do Paraná anunciam 17,3 mil vagas de emprego no Estado
Nota Paraná devolve créditos do ICMS a número recorde de consumidores
Apartamentos à venda: compare as taxas de financiamento
Apesar do otimismo no setor imobiliário e da taxa de financiamento estar muito atraente, é importante você pesquisar a proposta de vários bancos.
Um financiamento é um compromisso de longo prazo. Por isso, é fundamental pesquisar e analisar as taxas dos bancos, pois quanto menor a taxa de juros, menor o valor final do imóvel e das parcelas.
Confira no quadro abaixo, um comparativo de juros dos principais bancos em janeiro de 2020
Faixa etária e financiamento imobiliário
A faixa etária também influencia no valor do financiamento, já que a idade do comprador, interfere na taxa de juros.
O Custo Efetivo do Seguro Habitacional (CESH) – faz parte de um financiamento, afinal, os bancos precisam estar assegurados para o caso de morte ou invalidez do comprador.
Assim, em suas pesquisas observe qual banco oferece a menor taxa de juros para a sua idade
Custo efetivo total e sistemas de amortização
Outros fatores relevantes a serem observados na hora de avaliar as ofertas de apartamentos à venda, são o Custo Efetivo Total – CET e o Sistema de Amortização Constante – SAC.
O primeiro, diz respeito ao valor final do financiamento. Então, fique atento às tarifas administrativas, seguros obrigatórios, impostos, entre outras despesas que, certamente vão elevar o valor final do seu imóvel.
Já o segundo, trata da amortização dos juros, isto é, à medida que as parcelas são pagas a taxa de juros vai sendo amortizada. Existem dois sistemas de amortização, o Sac e o Price, analise qual se encaixa melhor para você.
Conclusão
Como pode observar, não basta encontrar vários apartamentos à venda. Você precisa pesquisar as melhores taxas de financiamento, a opção mais ideal ao seu perfil e faixa etária. Além disso, verificar o CET e os sistemas de amortização
Com essas informações em mãos você pode analisar com mais propriedade qual financiamento é adequado para seu perfil.
Para saber mais e financiar seu imóvel fale conosco através do nosso site.