Economia

SIP controla qualidade de assistência à saúde

01 out 2001 às 10:37
Um dos mais importantes instrumentos de acompanhamento e análise dos planos de saúde –o Sistema de Informações de Produtos (SIP)– acaba de ser implantado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com o SIP, a ANS inicia o monitoramento da qualidade da assistência prestada aos consumidores de planos de saúde.
Publicada na semana passada no Diário Oficial da União, o SIP foi debatido e aprovado na Câmara de Saúde Suplementar, órgão consultivo permanente da ANS, integrado por representantes de todos os segmentos do setor, inclusive de consumidores. Da consulta pública que promoveu sobre o assunto, a ANS acolheu sugestões para a elaboração do sistema.
A Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos da ANS coloca à disposição das operadoras o aplicativo que lhes permitirá enviar as informações e emitir o relatório gerencial de acompanhamento da prestação de serviços aos consumidores de planos de saúde. As operadoras deverão fazer o download no endereço eletrônico www.ans.gov.br/sip .
Assim, a ANS e as operadoras construirão e utilizarão os principais indicadores de desempenho das carteiras de produtos, isto é, de todos os planos privados de assistência à saúde existentes. Esses indicadores a serem gerados pelo SIP serão valiosas ferramentas para a eficiente gestão das operadoras e o qualificado controle e monitoramento da ANS.
Esse sistema de acompanhamento dos planos de saúde vem complementar o sistema de controle econômico-financeiro já implantado pela ANS, em 16 de janeiro de 2001, através da regulamentação do Documento de Informações Periódicas das Operadoras (Diops). -
Agora, com o SIP, será possível à ANS, e às próprias operadoras, detectar precocemente eventuais distorções nas carteiras de produtos e aperfeiçoar a implementação de medidas que possam prevenir dificuldades futuras. E a ANS cumprirá com maior agilidade suas atribuições legais de controle e monitoramento desse setor.
Quanto ao acompanhamento da assistência oferecida pelas operadoras aos consumidores de seus planos de saúde, a metodologia adotada se baseia na análise de indicadores de frequência e de resultado na assistência prestada.
O primeiro foco de qualidade escolhido para ter acompanhamento no SIP foi a assistência materna e neonatal, por ser um grupo de atendimento específico, com ações de saúde já sistematizadas e que recebe atenção prioritária do Ministério da Saúde.
Baseado na análise dos resultados, as operadoras poderão ampliar suas ações de planejamento, otimizando os recursos existentes frente às necessidades dos beneficiários de planos de saúde.

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