Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Direitos

Saiba quando ir à Justiça para ganhar a aposentadoria do INSS

Clayton Castelani e Laisa Dall'Agnon - Folhapress
25 ago 2020 às 10:07

Compartilhar notícia

- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A demora na liberação dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acaba deixando muitos segurados sem a renda previdenciária.


O órgão tem entre 45 e 60 dias para analisar pedidos e responder aos segurados. Na prática, no entanto, há muitas solicitações que ficam sem resposta por vários meses. Um caminho, uma vez extrapolado o prazo do INSS, pode ser recorrer à Justiça Federal para obter um parecer do órgão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesse caso, o recurso utilizado para destravar o processo será o mandado de segurança previdenciário. Para isso, é imprescindível a atuação de um advogado, pois só o profissional conseguirá fazer o pedido à Justiça. Não é possível pedir o mandado diretamente ao Juizado Especial Federal, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Caixa eleva em até 2 pontos percentuais juros para compra de imóveis

Imagem de destaque
Veja os números:

Mega-Sena 2812 acumula e prêmio principal pode chegar a R$ 11,5 milhões na quinta (9)

Imagem de destaque
Londrina está na lista

Imóveis de Curitiba foram os que mais encareceram em 2024

Imagem de destaque
Confira dicas

Renda fixa mantém atratividade com juro alto; veja opções para 2025 além do CDI


Após a atuação do advogado, o juiz irá avaliar o pedido e decidir se manda o INSS concluir a análise do benefício. Caso o mandado seja concedido, o atendimento ao pedido do segurado deve ser imediato.

Publicidade


Em alguns casos, inclusive, as decisões provisórias obrigando o INSS a fazer a análise são emitidas em poucos dias. Isso ocorre porque, para não ser penalizado, o INSS é forçado a resolver o caso rapidamente.


O órgão alerta que a prestação de informações incorretas ou desencontradas pelo segurado acaba atrasando a análise e a concessão do benefício.


O mesmo acontece quando há falta de documentação apresentada. Antes de recorrer à Justiça, é aconselhável verificar pelo 135 se não há algum cumprimento de exigência pendente.

Com as agências fechadas devido à pandemia do coronavírus, o INSS criou o serviço de 'Exigência Expressa'. Nele, o segurado agenda data e horário para depositar em uma urna as cópias de documentos exigidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo