Economia

Parque Industrial de Cascavel continua no papel

25 mai 2001 às 11:15

O Parque Industrial de Cascavel (PIC), que foi inaugurado há quase dois anos pelo então prefeito Salazar Barreiros (PPB), continua desativado, apesar de algumas empresas já terem demonstrado interesse em se instalar no local. Para sua viabilidade, o PIC precisaria de investimentos em torno de R$ 11 milhões, apenas, para sua infra-estrutura e para desapropriação de uma parte da área.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Terres, os valores correspondem a um orçamento prévio, que poderá ser reduzido se forem encontradas alternativas viáveis. Ele completa que a intenção do município é entregar o PIC com toda infra-estrutura necessária, como pavimentação asfáltica, terraplenagem, energia elétrica, rede de água e esgoto e outros.


Terres explica que os recursos para implantação do Parque Industrial não constam no orçamento do município para este ano. Por isso, ele acredita que as obras serão iniciadas somente no início de 2002. Ele diz que encaminhou ao prefeito uma solicitação de inclusão de R$ 1,5 milhão no orçamento do próximo ano destinada a essa obra.


O secretário afirma que outro impecilho para a ativação do PIC, que conta com uma área de 96 alqueires, é a desapropriação de uma parte dessa área, cerca de 18 alqueires, que ainda não foi acertada com os proprietários. Apesar disso, ele ressalta que já foram iniciadas as negociações e que "em breve tudo estará resolvido".


O diretor da mesma secretaria, Nestor Geteins, acrescenta que o município já recebeu autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para iniciar as obras. Porém, uma das determinações têm causado preocupação. "A licença ambiental determina que seja implantado um emissário receptor do efluente final que leve o líquido produzido no local até o Rio São João. Só que isso corresponde a uma construção de seis quilômetros de rede até chegar ao rio", comenta.


Sérgio Terres demonstra preocupação com a morosidade no processo de ativação do Parque Industrial, devido a grande concorrência existente com os municípios vizinhos, que oferecem grandes vantagens para empresários instalarem suas empresas. "Não podemos deixar de atender a ânsia de empresários que querem se instalar em Cascavel. Para o município nem sempre é vantajoso devido aos vários incentivos concedidos, entretanto o mais importante é a geração de empregos", diz.

O secretário lembra que ano passado alguns empresários demonstraram interesse na área e chegaram a assinar um protocolo de intenções. Como o PIC não está apto a receber as indústrias, a prefeitura precisou adequar áreas em outros locais do município para atender a demanda existente. "Ainda hoje (ontem) estamos entregando a posse dos terrenos para 23 empresários", conclui.


Continue lendo