A taxa de desemprego do Brasil recuou a 6,6% no trimestre encerrado em agosto, apontam dados divulgados nesta sexta (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Leia mais:
Shoppings, supermercados e lojas fazem saldões pós-Natal com até 80% de desconto
Via para taxiar é mais importante que nova pista no aeroporto de Londrina, diz especialista
Entrevista com Prefeito eleito de Londrina Tiago Amaral
Lula sanciona lei que limita aumento do salário mínimo para os próximos 5 anos
É o menor patamar para esse período na série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), iniciada em 2012. O indicador estava em 7,1% no intervalo até maio.
O mercado financeiro esperava taxa de 6,7% para o trimestre finalizado em agosto, conforme a mediana das projeções de analistas consultados pela agência Bloomberg.
De acordo com o IBGE, o número de desempregados foi de 7,3 milhões. O contingente era de 7,8 milhões até maio.
A população desempregada reúne pessoas de 14 anos ou mais que estão sem trabalho e que seguem à procura de oportunidades. Quem não está buscando vagas, mesmo sem ter emprego, não faz parte desse grupo nas estatísticas oficiais.
A taxa de desemprego já havia marcado 6,8% até julho. O IBGE, contudo, evita a comparação direta entre trimestres com meses repetidos, como é o caso dos intervalos finalizados em julho e agosto.
Após a pandemia, o mercado de trabalho mostrou retomada. A redução do desemprego e os ganhos de renda tendem a favorecer o PIB (Produto Interno Bruto).
Conforme analistas, o desempenho deve beneficiar o consumo das famílias, considerado motor da atividade econômica.
O possível efeito colateral da procura por bens e serviços em alta, de forma contínua, é a pressão sobre os preços, o que desafiaria o processo de desinflação.
Mais de 80% das convenções coletivas de trabalho negociadas até agosto renderam reajuste salarial acima da inflação para os trabalhadores, segundo o relatório trimestral de inflação apresentado pelo BC (Banco Central) na quinta (26).