O estoque de emprego formal em Londrina foi de 746 vagas positivas em novembro. Os dados são do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
O saldo é resultado de 7.336 admissões, contra 6.590 demissões no período.
Apesar do número positivo, este é o menor patamar registrado pelo município desde abril. Havia três meses que Londrina aparecia sempre com mais de 1 mil vagas de trabalho no saldo. E o setor que mais contribuiu para esta retração foi a indústria.
Leia mais:
Prefeitura de Londrina luta para fechar contas e investir em infraestrutura
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
Limitar ganho do salário mínimo ao arcabouço aumenta desigualdade, prevê estudo da USP
Brasil está enxugando gelo no bloqueio a bets ilegais, diz presidente da Anatel
Em novembro, a diferença entre contratações e desligamentos ficou negativa em 209 vagas. A agropecuária também registrou encolhimento de 16 postos de trabalho no mês passado.
Apesar disso, o município apresentou bons resultados nos setores de serviços (489), comércio (405) e construção civil (71).
No acumulado do ano, Londrina gerou 8.468 vagas de emprego formal, resultado de 87,9 mil admissões e 79,4 demissões. Neste ano, a segunda maior cidade do Estado não apresentou desempenhos negativos e teve apenas um resultado menos expressivo, de quatro vagas, em março.
O acompanhamento mensal dos dados do Caged, feito pelo Nupea (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas) da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus Londrina, destaca o crescimento do setor de serviços na cidade, porém alerta para a perda de dinamismo na indústria, o que segundo os pesquisadores, “deve levar a resultados negativos para os demais setores nos próximos meses”.
Entre as cinco principais cidades da Região Metropolitana de Londrina, Arapongas e Ibiporã apresentaram evolução negativa na geração de empregos com carteira assinada.
Londrina tem o melhor resultado em termos absolutos, mas Cambé se destaca com evolução de 0,55% no estoque de empregos em relação ao mês anterior.