Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segundo especialistas

Julho: Deflação de 0,07% deve puxar Selic para baixo

Simoni Saris - Grupo Folha
27 jul 2023 às 10:19

Compartilhar notícia

- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A alta de preços está menos distribuída entre os produtos acompanhados pelo IPCA-15. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de difusão da inflação neste mês foi o mais baixo dos últimos três anos, chegando a 48%, o que significa que um número menor de itens sofreu variação positiva de preços. Os alimentos e as tarifas de energia elétrica residencial tiveram o maior impacto na composição do índice, que registrou deflação de 0,07%.


Especialistas avaliam que esse é o início de uma queda de preços que deverá se manter até o final do ano e, além do impacto no orçamento das famílias, especialmente as de baixa renda, o indicador deve influenciar também na decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), que na semana que vem irá se reunir para definir a taxa básica de juros, mantida em 13,75% desde agosto de 2022. A expectativa é de uma queda de, pelo menos, 0,25%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em julho, os alimentos básicos consumidos pela população, como feijão carioca, óleo de soja, leite longa vida e carne registraram queda nos preços. Entre os grupos analisados pela pesquisa, Alimentação e bebidas teve grande influência sobre o índice geral, com queda de 0,40%. O resultado é relacionado à deflação de alimentação no domicílio (-0,72%).

Leia mais:

Imagem de destaque
Airbnb também

Espanha quer limitar venda de imóveis a estrangeiros e aumentar impostos para quem aluga

Imagem de destaque
Oportunidade

Londrina divulga mais de 500 vagas de emprego nesta segunda

Imagem de destaque
Mais de 2.600 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná anunciam 17,3 mil vagas de emprego no Estado

Imagem de destaque
Mais de 26 milhões

Nota Paraná devolve créditos do ICMS a número recorde de consumidores


O feijão carioca, que já chegou a custar quase R$ 10 o quilo, caiu -10,20% e passou a ser vendido a menos de R$ 7 neste mês. O óleo de soja baixou 6,14%, o leite longa vida, 2,50%, e as carnes, 2,42%. Por outro lado, a batata-inglesa e o alho ficaram mais caros neste mês, com altas de 10,25% e 3,74%, respectivamente.

Publicidade


Além dos alimentos, as tarifas de energia elétrica residencial ficaram 3,45% mais baixas. Dentro do grupo Habitação, essa foi a variação mais significativa, mas chama atenção também a redução no preço do botijão de gás, que ficou 2,10% mais barato.


Nos últimos nove meses, essa é a primeira vez que o IPCA-15 teve deflação. A redução média nos preços dos produtos e serviços que compõem o índice foi de 0,07% neste mês. No ano, a inflação acumula alta de 3,09% e, em 12 meses, de 3,19%.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA. 


Imagem
Inflação negativa em julho deve puxar juros para baixo
Economistas apostam que preços em queda farão Copom reduzir a taxa Selic em, pelo menos, 0,25%
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo