Londrina recebe na segunda-feira (19) o evento “Reforma Tributária: como as propostas em tramitação impactam o mercado imobiliário”, que vai contar com a presença de José Carlos Martins, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Construção Civil). Será às 8h, no espaço de eventos do Aurora Shopping, e as inscrições são gratuitas.
O debate é promovido pelo Sinduscon PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná) Norte e o Sinduscon PR Noroeste, fundamental para direcionar o crescimento do setor da construção civil no Brasil nos próximos anos.
O presidente do CBIC também vai abordar sobre o novo Governo, futuro da construção, representação setorial e programa Minha Casa Minha Vida. Dr. Leonardo Sperb de Paola, presidente do IPEFis (Instituto de Políticas Fiscais e Reforma Tributária) e parlamentares envolvidos na votação da PEC 45/2019 também são presenças confirmadas.
Leia mais:
Espanha quer limitar venda de imóveis a estrangeiros e aumentar impostos para quem aluga
Londrina divulga mais de 500 vagas de emprego nesta segunda
Agências do Trabalhador do Paraná anunciam 17,3 mil vagas de emprego no Estado
Nota Paraná devolve créditos do ICMS a número recorde de consumidores
Durante a discussão, vão ser analisados os reflexos das propostas da Reforma Tributária sobre o mercado imobiliário, um panorama sobre o RET (Regime Especial de Tributação), além de custos, como insumos, mão de obra e serviços.
A CBIC tem feito articulações em Brasília sobre o tema e recentemente recebeu o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária na comissão mista, que discute o assunto. A preocupação é que a Reforma Tributária baseada na introdução de um imposto sobre valor agregado possa ter impacto no mercado de trabalho do setor e os preços dos imóveis. No setor são seis itens em que não há tributação: mão de obra, terreno, despesa tributária, despesa financeira, despesa administrativa e lucro do empreendimento, o que equivale a 75% do preço de venda.
A criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual é um dos alicerces da PEC, que busca centralizar os cinco tributos sobre consumo existentes por meio de dois impostos diferentes. O Imposto sobre Valor Agregado federal será responsável por unificar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o PIS (Programa de Integração Social) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Por sua vez, o IVA subnacional agrupará o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto sobre Serviços) em um único imposto. Ambos os tributos devem ser cobrados no destino de cada produto vendido no País, portanto, na venda para o consumidor.
“Trazer essa discussão para Londrina com os principais representantes da construção civil é fundamental. Somos uma região em que o nosso setor gera um impacto econômico enorme e precisamos estar informados e alinhados sobre os trâmites da PEC. Neste evento, sem dúvida traremos essa clareza a todos os players do setor”, afirma Celia Catussi, presidente do Sinduscon PR Norte.
O evento é patrocinado pelo Sistema Fiep e Mútua PR, com apoio da CBIC, CEAL, Secovi Londrina, Sescap-LDR, Crea-PR, Creci-PR 6° Regional.
Serviço:
Evento: “Reforma Tributária: como as propostas em tramitação impactam o mercado imobiliário”
Dia: 19 de junho, às 8h
Local: Espaço de Eventos do Aurora Shopping
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/43xbZcB.