SÃO PAULO, 31 de maio de 2017 /PRNewswire/ -- A SIG Combibloc ? uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de envase e embalagens cartonadas assépticas para alimentos e bebidas ? em parceria com a Languiru, segunda maior cooperativa do Rio Grande do Sul, lançam uma solução digital inédita que vai garantir total transparência da qualidade e da segurança alimentar, além do controle total do processo produtivo na indústria e ações de marketing digital personalizada.
O projeto foi implementado com o lançamento da linha de lácteos da Languiru, envasada em embalagens com QR codes individuais impressos no momento da produção para acompanhamento do processo de qualidade desde a captação da matéria-prima até a industrialização e comercialização do leite em uma única plataforma.
Cada caixa de embarque também recebe um QR code único e os pallets são identificados com código de barra. Esse sistema de controle permite a rastreabilidade cirúrgica desde a fazenda até o ponto de venda.
"O lançamento dessa plataforma digital é a nossa solução para três mega tendências ditadas pelos consumidores: conectividade ? cada vez mais antenados; autenticidade e confiança ? total transparência de informações de qualidade, segurança alimentar e antifraude; e produtos com certificado de origem, livres de produtos químicos e transgênicos, entre outros", comenta Ricardo Rodriguez, diretor-presidente da SIG Combibloc Américas.
Entre as vantagens desta nova tecnologia, que será exportada para 39 países, é o gerenciamento e controle completo da produção para maximizar a eficiência global da planta, reduzir custos operacionais e de investimento por meio de uma ferramenta específica de inteligência de informações: a PowerBI.
Os QR codes únicos também simplificam a customização de promoções, já que a SIG desenvolveu um aplicativo exclusivo que permite o desenvolvimento de bases de dados ricos para análises de marketing e vendas.
Diferenciais da nova solução da SIG:
Aplicativo conectado ao sistema MES para rastrear o produto na cadeia de distribuição. Dentro da fábrica, as informações são coletadas por meio de interface com o sistema ERP do cliente, por data entries - tablets e coletores de dados, e da tecnologia RFID, incorporando informações de qualidade das embalagens.
A plataforma desenvolvida pela SIG é aberta, portanto permite conectar equipamentos de diferentes fornecedores com interfaces amigáveis tanto para capturar informações quanto para analisar dados de processos.
Os QR codes são impressos com tinta antifraude que não é removida por solventes existentes no mercado.
Contato:
(11) 2898-7495
FONTE SIG Combibloc