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Para melhorar a vida de quase 2 milhões de trabalhadores, o grupo H&M vai encorajar os fornecedores a pagar os trabalhadores digitalmente

08 mar 2017 às 16:12

NOVA YORK, 8 de março de 2017 /PRNewswire/ -- O grupo H&M, empresa sueca do setor da moda, anunciou hoje que irá encorajar seus fornecedores a pagar seus trabalhadores com dinheiro móvel ou outros meios digitais para melhorar a subsistência de suas forças de trabalho, aumentar a transparência e reduzir custos das fábricas.

Esse esforço se realiza conforme a empresa adere oficialmente à "Better Than Cash Alliance", uma parceria baseada nas Nações Unidas de governos, empresas e organizações internacionais para acelerar a transição de dinheiro vivo para pagamentos digitais.

"Os pagamentos digitais são uma maneira eficiente e redimensionável de melhorar as vidas dos empregados de nossos fornecedores. Eles oferecem uma maneira mais rápida, mais segura e mais transparente de receber salários, aumentar a inclusão financeira e apoiar a independência econômicas das mulheres", disse o gerente de Sustentabilidade Social do grupo H&M, Gustav Loven. "Além disso, para nossos fornecedores, fazer pagamentos de salários digitalmente pode gerar economias, aumentar a segurança e fornecer dados mais precisos sobre os salários".

Das 1,6 milhão de pessoas empregadas em toda a cadeia de suprimento do grupo H&M, 65% são mulheres, muitas das quais com acesso limitado aos serviços financeiros que precisam para criar uma vida melhor para elas e suas famílias. Muitos trabalhadores de fábricas em todo o mundo são pagos exclusivamente em dinheiro vivo, o que resulta em processos incômodos, caros e perigosos para as fábricas e para os trabalhadores. Ao encorajar as fornecedoras a pagar salários através de canais digitais, tais como contas bancárias, cartões ou dinheiro móvel, aproveitamos o compromisso com a sustentabilidade do grupo H&M de trabalhar com seus parceiros empresariais para promover boas condições de trabalho, salários-mínimos justos e crescimento econômico sustentável.

Como a maioria dos benefícios será aproveitada por trabalhadoras, essa ação é um bom exemplo de uma corporação trabalhando para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Igualdade de Gênero (SDG 5 -- Sustainable Development Goals on Gender Equality) e o Trabalho Decente e Crescimento Econômico (SDG 8 -- Decent Work and Economic Growth).

"O grupo H&M está dando um passo corajoso ao reconhecer como as cadeias de suprimento que trabalham com dinheiro vivo limitam os esforços para fortalecer os trabalhadores e impedir as empresas de aumentar a transparência. E é ineficiente", disse a diretora de Administração da Better Than Cash Alliance, Dra. Ruth Goodwin-Groen. "A liderança do grupo H&M irá ajudar a inspirar outras empresas do setor -- e além delas -- a fazer a mudança para os pagamentos digitais e contribuir para um crescimento inclusivo, bem como para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos mercados emergentes".

Além disso, o grupo H&M é um dos principais usuários do algodão orgânico e do Melhor Algodão do mundo. E adere a padrões e ações sustentáveis socialmente e ambientalmente. A expansão dos pagamentos digitais para a cadeia mundial de suprimento de algodão pode atingir, potencialmente, 250 milhões de pessoas, incluindo pequenos agricultores que, atualmente, têm acesso limitado a sistemas de pagamento digital e a serviços financeiros em geral. Digitalizar pagamentos, quando isso é elaborado de forma responsável e responsiva às necessidades do consumidor, pode possibilitar ao grupo H&M aumentar sua base de fornecedores e ajudar a criar um setor agrícola produtivo e sustentável, cuja promoção é um fundamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Agenda).

A Better Than Cash Alliance publicou uma nova pesquisa que examina uma seleção de fabricantes de artigos de vestuário em Bangladesh que fizeram a transição de pagamentos de salários em dinheiro vivo para pagamento digital nos últimos cinco anos. Da perspectiva de uma fábrica, a análise mostra que a transição para pagamentos digitais pode ajudar as fábricas a economizar aproximadamente 750 horas de produção por mês, devido ao fato de que os trabalhadores perdem menos tempo fora da linha de produção e reduz os custos em mais de 85% em um período de dois anos, fazendo pagamentos aos trabalhadores pelo modelo híbrido de dinheiro móvel e conta bancária. Ao mesmo tempo, levar em frente uma economia digital dá suporte à inclusão financeira, ao induzir trabalhadores anteriormente sem contas bancárias para o sistema financeiro formal e ao desenvolver habilidades financeiras.

O grupo H&M se junta a 55 outros membros da Better Than Cash Alliance e terá acesso ao conhecimento e à expertise técnica oferecidos pela Aliança e seus membros, para acelerar a mudança para pagamentos digitais, ajudando a promover o crescimento econômico e a expandir a inclusão financeira.

Sobre a Better Than Cash Alliance
A Better Than Cash Alliance é uma parceria global de governos, empresas e organizações internacionais que acelera a transição de dinheiro vivo para pagamentos digitais, a fim de reduzir a pobreza e estimular o crescimento inclusivo. O Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital opera como a secretaria. Para saber mais, visite www.betterthancash.org, siga @BetterThan_Cashassine para receber notícias.

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CONTATO:  H&M: Iñigo Sáenz Maestre, Assessor de Imprensa da Media Relations: mediarelations@hm.com (+46) 8 796 53 00; The Better Than Cash Alliance: Angela Corbalan, diretora de Comunicação: angela.corbalan@uncdf.org / (+1) 917 224 9109

 

FONTE Better Than Cash Alliance

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