Empresas e Negócios

Novo relatório mostra que mais de 180.000 produtos de bens de consumo foram reformulados

14 mar 2017 às 09:54

PARIS, 14 de março de 2017 /PRNewswire/ -- Novo dados do Fórum de Bens de Consumo ("CGF" -- The Consumer Goods Forum) mostra que mais de 180.000 produtos de bens de consumo foram reformulados em 2016, enquanto mais de 30.000 comunidades no mundo se envolveram nos programas liderados pelo setor que promoveram dietas e estilos de vida mais saudáveis. Os dados fazem parte do último Relatório do CGF sobre o Progresso da Saúde e do Bem-estar, desenvolvido em conjunto com a Deloitte, que detalha como seus membros estão trabalhando juntos para capacitar os consumidores e empregados de todo o mundo a ter vidas mais saudáveis.

Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151201/292056LOGO

Resultados da pesquisa -- agora em seu quarto ano e a única pesquisa global que cobre varejistas e fabricantes de bens de consumo -- mostram que:

  • Mais de 180.000 produtos foram reformulados, com 75% dos membros entrevistados confirmando que reformularam seus produtos. Entre as empresas de alimentação e bebidas, a retirada de sódio e açúcar foi o objetivo mais frequente na reformulação e os grãos integrais e vitaminas foram os ingredientes mais comumente adicionados. Entre as empresas de cuidados pessoais e de higiene, a retirada de parabenos foi o objetivo número um da reformulação.
  • Mais de 30.000 comunidades foram beneficiadas por programas de saúde e bem-estar liderados pelo setor e 72% dos membros entrevistados fizeram parcerias com interessados das comunidades.
  • Mais de 386.000 escolas foram envolvidas em programas de educação sobre saúde e bem-estar.
  • 93% dos entrevistados disseram que uma "grande maioria" dos empregados estão qualificados para programas de saúde e bem-estar.
  • 44% dos entrevistados confirmaram que foram consultados por governos nacionais e/ou regionais sobre a questão de melhorar a saúde e o bem-estar.

Inspirado pelo compromisso dos membros do CGF de fazer parte da solução do maior desafio da saúde e do bem-estar de hoje, essa iniciativa promovida pelos membros foi liderada pela Nestlé e pela Ahold Delhaize e apoiada pelas maiores marcas e varejistas de bens de consumo do mundo.

Mais empresas do que nunca participaram

O número de empresas participantes na pesquisa de 2016 aumentou mais de 30% em comparação com 2015. Com mais de 100 empresas afiliadas relatando, agora, como elas estão implementando as  Resoluções de Saúde e Bem-estar e seus Compromissos, está claro que medidas positivas estão sendo tomadas no setor, para ajudar a lidar com a crescente epidemia de obesidade e aumento das doenças não comunicáveis. Entretanto, o relatório também observa que ainda há muito mais a fazer em termos de adoção de uma abordagem holística, de todo o setor, da saúde e do bem-estar -- incluindo empresas das áreas de alimentação, bebidas, cuidados pessoais e higiene -- e em favor de uma cultura de prevenção.

O membro do Conselho e presidente designado da Nestlé S.A., Paul Bulcke, o presidente e CEO da Ahold Delhaize, Dick Boer, e copatrocinadores do Conselho do Pilar de Saúde e Bem-estar do CGF, declararam: "Reconhecemos que os membros do CGF estão fazendo esforços visíveis para melhorar a saúde e o bem-estar da população mundial. Assim, esta é uma jornada permanente e encorajamos fortemente todas as empresas a aderir esse esforço coletivo. O Conselho de Administração da CGF reconheceu há muito tempo que a saúde e o bem-estar são fundamentais para a estabilidade e a prosperidades das nações. Nós fazemos disso uma de nossas prioridades, de forma que podemos liderar as ações positivas para o benefício daqueles que servimos todos os dias, em todos os lugares". 

Desafios da implementação, um passo na direção certa

As Resoluções e Compromissos, aprovados pelo Conselho de Administração do CGF em 2011 e 2014, respectivamente, avaliam áreas específicas em que as varejistas e as fabricantes podem trabalhar juntas para promover mudanças positivas e ajudar a capacitar as pessoas para fazer escolhas bem informadas de dietas e estilos de vida saudáveis. Embora os resultados gerais mostrem um progresso positivo, a velocidade de implementação dessas metas específicas tem se comprovado um desafio.

79 empresas (77%) declararam que estabeleceram políticas e implementaram programas para cumprir pelo menos uma das Resoluções, enquanto 55 empresas (54%) declararam que estabeleceram políticas e implementaram programas para cumprir todas as três Resoluções.

Com um acréscimo de 30% no aumento de entrevistados no último ano, o acréscimo desses membros recém-envolvidos é um resultado positivo e a equipe de Saúde e Bem-Estar do CGF espera ainda mais participantes na próxima edição. Um envolvimento maior do setor nesse esforço coletivo é um resultado encorajador que o CGF reconhece e, portanto, estimula a continuidade do trabalho para expandir o alcance à massa crítica necessária para um resultado positivo impactante.

A diretora de Saúde e Bem-estar do Fórum de Bens de Consumo, Sharon Bligh, disse: "Há muito do que nos orgulharmos em relação às realizações de nossos membros e a seus compromissos de colaborar para vidas mais saudáveis. Está claro que as grandes empresas estão demonstrando uma excelente liderança global, mas muitas outras empresas apenas acabaram de aderir a nossa jornada coletiva. O CGF precisa continuar a ser a plataforma global que inspira os membros a promover mudanças positivas e dar o apoio necessário através de recursos como instrumentos, casos de estudo e workshops. Esperamos que o progresso observado até agora inspire todos os membros e que mais e mais membros passem a contribuir com os esforços em andamento, compartilhando conhecimentos e melhores práticas, tornando ainda mais fácil para os demais seguirem o exemplo".

Baixe o Relatório sobre o Progresso da Saúde e do Bem-estar.

Sobre o Fórum de Bens de Consumo 

"O Fórum de Bens de Consumo" ("CGF" -- The Consumer Goods Forum) é uma rede global do setor, baseada em paridade, que é dirigida por seus membros para encorajar a adoção global de práticas e padrões que servem o setor de bens de consumo em todo o mundo. O Fórum reúne os CEOs e executivos da administração de cerca de 400 varejistas, fabricantes, prestadores de serviços e outros interessados em 70 países. Ele reflete a diversidade do setor em localização geográfica, tamanho, categoria e formato de produtos. Suas empresas-membro registram vendas combinadas de EUR 3,5 trilhões e empregam diretamente quase 10 milhões de pessoas, com outros 90 milhões de empregos relacionados, segundo as estimativas, em toda a cadeia de valor. O Fórum é governado por um Conselho de Administração, composto por CEOs de 50 fabricantes e varejistas. Para mais informações, por favor visite http://www.theconsumergoodsforum.com.

FONTE The Consumer Goods Forum

Continue lendo