Empresas e Negócios

Novo centro de processamento de dados do ECMWF será inaugurado em Bolonha, Itália, até 2019

23 jun 2017 às 11:34

READING, Inglaterra, 23 de junho de 2017 /PRNewswire/ -- O anúncio de que o novo centro de processamento de dados do ECMWF se localizará em Bolonha foi feito ao final de uma sessão do conselho do Centro, seu órgão dirigente, que inclui representantes de todos os Estados-membros.

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/526728/ECMWF_Bologna_Entrance.jpg

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/526729/ECMWF.jpg

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/526730/ECMWF_Silvio_Cau_Florence_Rabier.jpg 

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/526731/ECMWF_Silvio_Cau_Florence_Rabier_2.jpg

A proposta da Itália de abrigar o centro de processamento de dados do Centro foi analisada como parte de uma competição internacional e foi julgada no início do ano para atender melhor às necessidades do ECMWF. Os Estados-membros solicitaram ao diretor geral Florence Rabier que iniciasse discussões com o governo italiano para alcançar um bom acordo até essa sessão do conselho.

Após as discussões e os votos, representantes dos Estados-membros do ECMWF ficaram satisfeitos com o excelente acordo proposto pela Itália e aprovado por Bolonha, como cidade onde se situará do novo centro de processamento de dados do ECMWF. O edifício deve ser entregue ao ECMWF até 2019 e abrigará os novos supercomputadores do centro. A sede será mantida no Reino Unido.

O Dr. Rabier comentou:

"Estou muito feliz com a decisão do nosso conselho de apoiar a proposta da Itália de abrigar o novo centro de processamento de dados do ECMWF. Essa nova instalação nos permitirá aprimorar nossos recursos de computação de alto desempenho até alcançar os níveis necessários para continuar a obter avanços científicos sobre o clima. O processo de tomada de decisão foi longo, detalhado e, em alguns momentos, difícil, e já sofremos alguns atrasos que podem afetar nossos recursos de computação nos próximos dois anos. Estamos muito agradecidos aos nossos Estados-membros, que se esforçaram para garantir que os melhores interesses do ECMWF prevaleçam. E, claro, gostaria de fazer um agradecimento especial às autoridades italianas, que trabalharam incansavelmente para garantir que sua proposta atendesse a todos os critérios necessários. Ter nossa sede no Reino Unido e nosso centro de processamento de dados na Itália será uma nova experiência que ilustrará bem a verdadeira natureza intergovernamental do ECMWF."

O professor Miguel Miranda, presidente do Conselho, afirmou:

"A previsão do tempo em cada Estado-membro e fora deles depende da capacidade do ECMWF de produzir e fornecer as melhores previsões numéricas do mundo. A decisão de hoje permitirá que o Centro comece a planejar a aquisição do seu novo sistema de supercomputação."

"Em nome dos Estados-membros do nosso conselho, quero me unir ao diretor geral para expressar nossa gratidão a todos os Estados-membros que participaram ativamente desse processo. O novo centro de processamento de dados será localizado na Itália, com um apoio significativo do governo e da região de Emilia Romagna. Ainda há muito o que fazer para garantir que as instalações estejam prontas para uso no período de dois anos, e estamos impressionados com o entusiasmo e a empolgação que a equipe italiana está colocando nesse projeto." 

"O ECMWF é um exemplo de nações europeias concentrando recursos para alcançar o melhor resultado possível. O ECMWF foi criado há 40 anos, e há grandes desafios a serem enfrentados em um mundo marcado por mudanças climáticas."

Gian Luca Galletti, ministro do meio-ambiente da Itália, afirmou: "Esse resultado é um grande sucesso para a Itália. O novo centro de processamento de dados em Bolonha permitirá que o ECMWF dê continuidade ao seu importante trabalho de estudar os fenômenos meteorológicos como um elemento estratégico para o progresso econômico sustentável e a segurança dos cidadãos. Agora, Bolonha está no centro dos desafios ambientais globais. Isso aprimorará as habilidades, a capacidade de inovação e o polo atrativo dos dados ambientais, patrimônio da cidade. Esse é o resultado de um impressionante trabalho em equipe de várias instituições italianas, como os Ministérios do Meio-Ambiente, Educação, Defesa, Relações Exteriores, Economia e Finanças, a região de Emilia Romagna com o presidente Stefano Bonaccini, o município de Bolonha com o prefeito Virginio Merola e a Universidade de Alma Mater com o reitor Francesco Ubertini. Eu gostaria de agradecer ao diretor geral Rabier e ao presidente Miranda do ECMWF, além de todos os Estados-membros: Bolonha certamente honrará essa responsabilidade."

A estratégia de dez anos do ECMWF, adotada em 2016, estabelece metas ambiciosas para a criação de modelos da Terra em alta resolução. Ela especifica um alvo de 5 km de espaçamento de grade para previsões de conjunto até 2025, comparado com 18 km atualmente. Um passo intermediário será a implementação de um conjunto de 9 km em 2020-2021. Esses aprimoramentos na resolução exigem uma nova instalação de computação de ato desempenho, com aproximadamente dez vezes mais capacidade computacional do que as instalações atuais do ECMWF; um pouco dessa capacidade virá de um número maior de processadores. As novas instalações em Bolonha nos proporcionarão flexibilidade para acomodar as mais recentes tecnologias de supercomputação.

Notas aos editores 

O Centro Europeu de Previsão de Tempo a Médio Prazo (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts, ECMWF) é uma organização intergovernamental independente fundada em 1975 e apoiada por 34 Estados. A principal missão do ECMWF é produzir previsões meteorológicas numéricas, realizar pesquisas científicas e técnicas para aprimorar as habilidades de previsão e manter um arquivo de dados meteorológicos.

 

FONTE ECMWF

Continue lendo