SÃO PAULO, 11 de maio de 2017 /PRNewswire/ -- Estudo da Tata Consultancy Services mostra que 30% das empresas acredita que o maior impacto da Inteligência Artificial (IA) será em vendas, marketing ou atendimento ao cliente até 2020. Empregada para automatizar processos e impulsionar eficiência, ajudar na produção de funcionários e nas necessidades estratégicas do negócio, a IA também permite aprimorar a experiência do cliente com o Machine Learning - método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos.
A notificação de push é um exemplo de IA na personalização. "Diante do grande volume de notificações, usuários priorizam as mais interessantes. O push inteligente é uma ferramenta útil e assertiva porque reconhece o comportamento de navegação e envia uma mensagem relevante, aumentando as taxas de abertura e conversão", explica Isaac Ezra, CEO da ShopBack, plataforma de retargeting inteligente baseada em comportamento do usuário.
Especialista em Customer Experience, a Mutant utiliza IA em sua plataforma de gestão de jornada do cliente. "Interpretamos cada interação com o consumidor utilizando modelos que permitem conhecer o contexto, sua intenção, como ele está se sentindo, sua personalidade, quão propenso está a reclamar ou adquirir um determinado produto. Praticamos também a personalização proativa, predizendo seu próximo passo para surpreendê-lo com experiências relevantes", explica Thiago Paretti, VP Sales da Mutant.
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Já existem serviços baseados em Machine Learning, como os oferecidos pela Google Cloud Platform, para ofertas de produtos alinhados às preferências dos clientes. É possível mostrar produtos durante a navegação e analisar sentimentos por meio de monitoramento de feeds dos sites, revisão de produtos, conversas e interações da central de atendimento assim como imagens armazenadas. "A IA pode ser usada como uma ferramenta de automação e transformação para as organizações", conta Cláudio Santos, CEO da Santo Digital, uma das maiores revendas de Google Cloud para a América Latina.
O NDays, e-commerce de produtos com data de vencimento ou prazo de utilização próximos, aposta em IA aliada à criação de interfaces humanizadas e contextualizadas, considerando a relevância do que é exposto ao consumidor. "Temos total responsabilidade pela experiência de compra, mesmo sendo um intermediário. Se o cliente ficar insatisfeito por conta de algum ruído na operação, ainda que fora do nosso alcance, ele não volta ao site. Enxergamos a tecnologia como grande aliada para aprimorar esse relacionamento", diz Gustavo Zanetti, sócio e diretor de Marketing da NDays.
Mais informações: NB Press Comunicação ? (11) 3254-6464
FONTE ShopBack, Mutant, Santo Digital, NDays