Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
PIB

Economia cresce 5,8% no 1º trimestre

Agência Estado
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A economia brasileira cresceu 5,8% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2007. O desempenho da economia brasileira ficou dentro do previsto, que era uma alta entre 5,30% e 6,40%. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre foi puxado, principalmente, pelo desempenho da indústria, que cresceu 6,9% ante o primeiro trimestre de 2007.

O PIB, que representa o total de riquezas produzido pelo País, somou R$ 665,5 bilhões no 1º trimestre.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Renda e crédito

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Médicos devem se preocupar com a experiência do cliente

Imagem de destaque
A partir de 27 de janeiro

Viação Itapemirim deixa de atender 73 cidades

Imagem de destaque

GOL anuncia Fato Relevante - Reorganização Societária de Controladas

Imagem de destaque

A Hublot parabeniza seu embaixador Usain "Lightning" Bolt por seu incrível histórico.


Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o consumo das famílias cresceu 6,6%. O resultado ficou próximo ao aumento em todo o ano de 2007, que foi de 6,5%.

Publicidade


Alerta


O aumento do consumo acende a luz amarela da inflação, principalmente quando o crescimento vem da parte dos gastos do governo. A alta de juros tem sido usada para inibir o consumo e, com isso, conter a alta dos preços. O efeito adverso é que este cenário enfraquece a economia, já que o juro alto eleva o custo das empresas.

Publicidade


Governo


O crescimento do consumo do governo no primeiro trimestre deste ano se igualou ao recorde alcançado em 2002, que também foi ano eleitoral, como 2008. Dados do IBGE mostram que a alta foi de 5,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Se comparado ao quarto trimestre de 2007, o ritmo do crescimento do consumo do governo é 15 vezes superior ao do consumo das famílias. A alta foi de 4,5%, enquanto o crescimento do consumo das famílias foi de 0,3%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo