FILADÉLFIA, 23 de junho de 2017 /PRNewswire/ -- A Clarivate Analytics anunciou hoje uma nova parceria estratégica público/privada com a Impactstory que irá acabar com uma barreira crítica para os pesquisadores: o acesso aberto limitado a conteúdo de alta qualidade e confiável, avaliado por pares. De acordo com os termos da parceria, a Clarivate Analytics está fornecendo fundos à Impactstory para aproveitar seu serviço de oaDOI, facilitando a descoberta de conteúdo em acesso aberto e tornando o fluxo de trabalho das pesquisas mais eficiente, desde as descobertas até a divulgação.
O mundo das publicações científicas é complexo. Os pesquisadores que buscam artigos acadêmicos na internet frequentemente obtêm resultados não confiáveis que podem comprometer o seu trabalho. Isso geralmente acontece porque os resultados omitem artigos de publicações periódicas, colocando barreiras de paywalls com assinatura paga ou porque os dispositivos de "raspagem" ("web-scraping") apresentam versões de artigos que não passaram por revisão de pares ou que violam leis de direitos autorais. A parceria entre a Clarivate Analytics e a Impactstory permitirá uma abordagem mais inclusiva que fornece aos pesquisadores e às instituições de todos os portes acesso aberto a pesquisas confiáveis, de maneira que pode ser mantida para todo o amplo ecossistema da publicação científica.
O serviço de oaDOI é prestado pela Impactstory, uma organização sem fins lucrativos que cria ferramentas on-line para tornar a ciência mais aberta e reutilizável. Possui atualmente 90 milhões de artigos indexados e fornece acesso aberto a versões com texto integral em uma API gratuita, rápida e aberta atualmente utilizada por mais de 700 bibliotecas em todo o mundo e atende a mais de 2 milhões de pedidos diariamente. A Impactstory também criou a Unpaywall, uma extensão de navegador gratuita que utiliza o oaDOI para achar o texto integral sempre que os pesquisadores se deparam com artigos protegidos por paywall.
"A Clarivate Analytics está trabalhando para aprimorar o conteúdo de pesquisa e descoberta com links de acesso aberto validados, sempre que possível, para versões de acesso aberto de texto integral gratuitas e externas do material", disse Jay Nadler, CEO da Clarivate Analytics. "Essa parceria é parte do nosso objetivo de ser uma marca inovadora e colaborativa, dedicada a compartilhar pesquisas importantes entre a comunidade de pesquisa de forma legal e dentro dos padrões estabelecidos."
A Clarivate está desenvolvendo e fornecendo soluções inovadoras de análise e fluxo de trabalho que aumentam a eficiência em todo o ciclo de vida da pesquisa; desde a ideia até o experimento, passando pela revisão de pares até a publicação, divulgação e avaliação. A parceria com a Impactstory vai acelerar a fase de descoberta de inovação para os clientes da Clarivate ao colocar os pesquisadores em contato com versões verificadas de cerca de 18 milhões de artigos em acesso aberto da Web of Science. A base aprimorada de conhecimento em acesso aberto criada por essa parceria será particularmente importante para instituições de menor porte.
"Nosso objetivo é ajudar a remover as barreiras para os pesquisadores, fornecendo-lhes acesso a documentos relevantes, com texto integral, que os auxiliem na sua pesquisa", disse Heather Piwowar, cofundadora da Impactstory. "Com os fundos da Clarivate, podemos disponibilizar mais de 18 milhões de artigos a qualquer pesquisador e a qualquer biblioteca ? quer tenham assinatura ou não."
"Essa nova parceria com o setor privado faz nosso trabalho avançar de modo a tornar a pesquisa acadêmica mais acessível a todos, promovendo o processo de criação de um ecossistema universalmente aberto para a divulgação de material científico", disse Jason Priem, cofundador da Impactstory.
Clarivate Analytics
A Clarivate? Analytics acelera o ritmo da inovação ao oferecer conhecimentos e análises confiáveis a clientes em todo o mundo, permitindo que descubram, protejam e comercializem novas ideias com mais rapidez. Antes operava como divisão de propriedade intelectual e ciências da Thomson Reuters, e agora possui e opera um conjunto de negócios de assinatura líderes e voltados para a pesquisa acadêmica e científica, análise de patentes e padrões de regulamentação, inteligência farmacêutica e biotecnológica, proteção de marcas registradas, proteção de domínios de marcas e gestão de propriedade intelectual. Atualmente, a Clarivate? Analytics é uma empresa independente com mais de 4.000 funcionários, presente em mais de 100 países e proprietária de marcas conhecidas como Web of Science?, Cortellis?, Derwent?, CompuMark?, MarkMonitor® e Techstreet?, entre outras. Para obter mais informações, visite clarivate.com.
FONTE Clarivate Analytics