RECIFE, Brasil, 31 de maio de 2017 /PRNewswire/ -- Estas duas estratégias de divulgação de notícias corporativas quase sempre entram em choque durante o planejamento de marketing. Isso ocorre por falta de sensibilidade sobre quais tipos de pauta são direcionadas para o público fidelizado da empresa e quais são destinadas ao público externo da mesma.
A atividade da assessoria de imprensa é a divulgação de releases junto a veículos de comunicação, tais como jornais, revistas, sites, rádios, TVs, etc. Já as Newsletters são como boletins de notícias enviados por e-mail para uma lista prévia.
A "AI" requer o trabalho intenso de um jornalista que fará o release de modo que o mesmo seja atrativo para as redações dos veículos. Além disso, o mesmo profissional ficará encarregado de realizar o "follow up", que é a atividade de convencer os repórteres e editores a desenvolverem a pauta sugerida nos releases, entrevistando, se possível, as pessoas que foram sugeridas como fontes. Na newsletter, os textos das notícias do boletim também são produzidos por um jornalista. Porém, neste caso, não há o "follow up", e sim um trabalho de outros profissionais, como um webdesigner que fará o layout do e-mail e o um software de disparo da newsletter.
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Para escolher uma ou outra ferramenta é necessário que se façam estudos e se definam metas para cada tipo de notícias. Por exemplo, se você possui uma empresa de fabricação de embalagens, o desempenho do seu funcionário do mês é interessante para a elaboração de uma matéria que vai rodar na sua newsletter, onde seus clientes habituais e colaboradores receberão o texto no e-mail. Porém, a mesma pauta não atrai olhares dos jornalistas de veículos de comunicação. Ou seja, não é um assunto para se trabalhar em assessoria de imprensa. Agora, se a sua fábrica começar a usar algum equipamento que represente uma grande diminuição no impacto ambiental, o assunto já extrapola o interesse dos atuais clientes e dos seus funcionários e chega até o grande público.
Pense na newsletter como um instrumento de fidelização para uso contínuo e na assessoria de imprensa como uma forma de levar ao grande público ? que pode ainda nem te conhecer ? notícias especiais com o objetivo de tornar a marca mais forte e conhecida.
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FONTE Portal do Locador