Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Terceiro trimestre de 2023

Com altas temperaturas, consumo de energia cresce 3,4% no Paraná

Redação Bonde com AEN
25 out 2023 às 19:39
- Copel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O consumo de energia no Paraná cresceu 3,4% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Foram consumidos 8.195 GWh (gigawatt-hora) entre julho e setembro deste ano. No acumulado do período, de janeiro a setembro, o volume total consumido foi de 25.036 GWh, o que representa um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado.


O resultado do trimestre foi puxado pelo consumo dos setores residencial, que cresceu 8,8%; comercial, que experimentou uma alta de 5,7%; e rural, com acréscimo de 3,4%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O aumento no âmbito residencial refletiu, principalmente, as temperaturas mais elevadas nos meses de agosto e setembro, bem como um incremento de 2% no número de consumidores desta classe, que alcançou a marca de 4.190.534 unidades, 82,5% do total de clientes da companhia, de 5.078.328.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Era preciso recuperar a confiança do mercado, diz executivo sobre criptomoeda nos esportes

Imagem de destaque
Alerta

Dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee são vazados, diz Banco Central

Imagem de destaque
Taxa básica de juros

Apreensivo, setor produtivo paranaense acompanha alta da Selic

Imagem de destaque
R$ 12 Bilhões em arrecadação

Entenda o potencial de arrecadação de impostos e taxas com a regulamentação das bets


Em segundo lugar, o aumento foi puxado pelo bom desempenho do comércio, com destaque para o varejo, atacado e o setor de alimentação. A classe rural, por sua vez, experimentou um crescimento proporcionado majoritariamente pela agricultura e pecuária.

Publicidade


MERCADO CATIVO

Levando em consideração somente o mercado cativo da Copel - consumidor que compra, necessariamente, energia da concessionária que distribui para sua região -, o aumento no consumo de energia no terceiro trimestre foi de 4% em relação ao mesmo período de 2022. No acumulado do ano, a alta foi de 1,6% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.


GERAÇÃO DISTRIBUÍDA


Tendência crescente, a adesão aos sistemas de micro e minigeração distribuída chegou a 293 mil conexões em todo o Paraná, em setembro, número 59,5% superior em relação ao mesmo período de 2022. O volume de energia compensada, que representa o excedente de geração de energia elétrica dos clientes, injetado na rede da Copel, cresceu 83,7% no terceiro trimestre, e 70,4% no acumulado do ano.


Imagem
Confira as principais mudanças na nova versão da Reforma Tributária
O relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), publicou nesta quarta (25) a nova versão da proposta. Veja os principais pontos do relatório.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade