Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento

Entenda como funciona o golpe do Pix errado e veja como se proteger

Laryssa Toratti - Folhapress
14 ago 2024 às 16:08

Compartilhar notícia

- Imagem de Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Criminosos criaram mais uma forma de desviar dinheiro dos brasileiros: o 'golpe do Pix errado'. Os bandidos se aproveitam de um recurso do Banco Central criado para recuperar o dinheiro quando é constatada fraude, chamado de MED (Mecanismo Especial de Devolução).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Uso excessivo

Maioria das crianças e adolescentes acessa redes sociais várias vezes ao dia; 24% tentam reduzir uso

Imagem de destaque
Troca de conhecimentos

Londrina e Maringá recebem Workshops de Estética no fim de semana

Imagem de destaque
Na Vila Triolé

Em Londrina, ativista transfeminista participa de evento cultural neste sábado

Imagem de destaque
Confira dicas

Aprenda com CEOs influenciadores como fazer para engajar nas redes sociais

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que fez um alerta sobre a fraude, os bandidos descobrem o número do celular da vítima, que muitas vezes também é sua chave do Pix, e fazem uma transferência para essa pessoa. Eles conseguem esses dados por meio de cadastros preenchidos na internet ou em pesquisas em redes sociais.

Publicidade


Em seguida, ligam ou enviam uma mensagem dizendo que foi feito um Pix errado e pedindo para mandar o dinheiro de volta. A vítima, ao conferir seu extrato, vê que de fato entrou o dinheiro em sua conta.


Porém, em vez de dar a mesma chave Pix que foi usada para transferir o dinheiro, o golpista fornece uma chave Pix de uma terceira conta, e então o bandido aciona o MED, alegando ter sido vítima de um golpe. Por meio deste mecanismo, os bancos envolvidos irão analisar a transação.

Publicidade


Como o Pix devolvido foi feito para uma terceira conta, diferente da conta original da transferência, as instituições entendem que esta ação é típica de golpe e, daí, podem fazer a retirada do dinheiro do saldo da conta da pessoa enganada. Se tiver êxito, além de receber o dinheiro devolvido espontaneamente, o bandido também recebe o valor pelo MED e a vítima fica no prejuízo.


A Febraban alerta que, ao receber um pedido de estorno de Pix por qualquer motivo, o cliente sempre deve fazer a transação para a conta original que o Pix foi feito. "Para isso, o cliente deve entrar em seu aplicativo bancário e dentro das funcionalidades do Pix, utilizar a opção de devolução da transação recebida, que automaticamente envia o valor para a conta de origem. Nunca, em hipótese alguma, faça um estorno para uma terceira conta. Se tiver qualquer dúvida, ligue para seu banco", afirma José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Publicidade


Segundo a ACI Worldwide, criminosos desviaram R$ 1,5 bilhão em golpes ao longo de 2023.


COMO DEVOLVER UM PIX ERRADO?

Publicidade

1 - Entre na área Pix do banco;

2 - Vá em Extratos, clique em "Devolver";

Publicidade

3 - Desta forma, o dinheiro será devolvido diretamente para quem originalmente mandou o Pix.


Sempre faça a operação de devolução dentro da ferramenta do aplicativo oficial do banco. Nunca faça o estorno para uma nova chave Pix.

Publicidade


A Febraban também recomenda que os clientes tomem muito cuidado com a exposição de dados pessoais em redes sociais, com emails de supostas promoções que tenham cadastros e com mensagens recebidas em aplicativos de mensagens.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Empresa de Maringá é denunciada por golpe em noivos e fornecedores de Londrina e região
A londrinense Ada Garrido está entre as pessoas que registraram BO (Boletim de Ocorrência) ao se ver numa situação que considera estelionato.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo