O primeiro pedágio sem cancela com cobrança em São Paulo passará a funcionar a partir da meia-noite desta quarta-feira (4). A estrutura estará localizada na SP-333, em Itápolis, segundo a concessionária EcoNoroeste.
No modelo, chamado de free flow, a cobrança é feita pelos pórticos, que substituem as praças de pedágio e são equipados com tecnologia para identificar os veículos.
Leia mais:
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Mulheres são as mais beneficiadas pelo aquecimento do emprego formal no país
76% dos brasileiros temem que filhos sofram bullying; medo é maior entre pretos e pardos
Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro
A EcoNoroeste diz que prevê o começo da operação de outro pedágio free flow, em Jaboticabal, ainda neste ano.
Para os usuários que possuem TAG (como Sem Parar e Veloe), a transação será feita automaticamente pela operadora, e os motoristas terão descontos progressivos.
Os demais motoristas terão 15 dias para efetuar o pagamento por meio de canais disponibilizados pela concessionária, como Whatsapp e aplicativo. Quem não quitar a tarifa estará sujeito a multa de evasão no valor de R$ 195,23 e desconto de cinco pontos na carteira, de acordo com a EcoNoroeste.
As empresas de pagamento automático (TAG) projetam registrar forte crescimento com a implantação da tecnologia, que vem avançando no Sudeste e no Rio Grande do Sul.
A Ecopistas utiliza o free flow no corredor Ayrton Senna/ Carvalho Pinto (SP-070), mas somente para testes, sem cobrança.
Em rodovias federais, os únicos pórticos em funcionamento são os da Rio-Santos, sob administração da CCR RioSP. As estruturas de cobrança eletrônica estão localizadas em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414), todas cidades fluminenses.
O sistema na Rio-Santos, em operação desde 31 de março de 2023, ainda é um projeto-piloto e faz parte do ambiente experimental para analisar a melhor modelagem antes da possível expansão para outras concessões federais.
Em São Paulo, há um plano para que todas as rodovias estaduais concedidas utilizem a tecnologia free flow. Os editais das novas concessões preveem a implantação. No caso de privatizações antigas, as concessionárias se preparam para a substituição gradativa das praças de pedágio, segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
Canais em que motoristas sem tag poderão pagar o pedágio
- Site freeflow.econoroeste.com.br
- Aplicativo disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para usuários de Android
- Whatsapp (0800 326 3663)
- Presencialmente nos postos de atendimento aos usuários da SP-333, por meio dos totens de autoatendimento; pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito e pix.
Descontos para quem tem tag
- Desconto de usuário frequente: benefício será concedido a veículos de passeio que utilizarem TAG, a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e no mesmo mês. Haverá redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa. A partir da 30ª passagem, o valor com desconto permanece fixo até o último dia do mês.
- Desconto básico da tarifa: desconto de 5% em todas as passagens de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semireboque, que utilizarem TAG.
LEIA TAMBÉM: