Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Continua o alerta

Brasil chega a 5.250 mortes e 6,5 milhões de casos de dengue em 2024

Folhapress
03 set 2024 às 10:20
- Divulgação/Prefeitura de Apucarana
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

As mortes confirmadas por dengue no Brasil atingiram a marca de 5.250 e outras 1.996 estão em investigação, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde desta segunda-feira (2).

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova ferramenta

Dona do ChatGPT e plataforma brasileira criam IA para alunos com deficiência

Imagem de destaque
Anúncio feito por ministro

Implementado em 2020, governo quer extinguir o saque-aniversário do FGTS

Imagem de destaque
Insalubre

Atrasado e sem dados, Brasil sofre com falta de protocolos para poluição

Imagem de destaque
STF

Gilmar Mendes pede vista e adia julgamento de liberdade de Robinho


Publicidade

O número já é quase cinco vezes maior que todos os óbitos notificados em 2023, quando o país atingiu a marca de 1.179 mortes.


Para os casos prováveis da dengue, o Brasil registra o número de 6.508.271 e o coeficiente de incidência da doença é de 3.205,1 casos para cada 100 mil habitantes.

Publicidade


A maior parte dos óbitos de dengue está em São Paulo (1.636), seguido por Minas Gerais (960) e Paraná (656). Na contramão, estados como Roraima e Acre são os únicos que não registraram nenhuma morte pela arbovirose este ano.


No fim de agosto, o Ministério da Saúde criou um plano de combate à dengue com a ampliação dos métodos de controle do aedes aegypti, mosquito vetor da doença, como a liberação de mosquitos estéreis e o uso da bactéria Wolbachia -que impede o desenvolvimento do vírus da dengue.

Publicidade


Além disso, a pasta informou que irá criar polos de hidratação para a população e estender o horário de funcionamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para diminuição das filas de espera por atendimento.


VACINAÇÃO CONTRA DENGUE

Publicidade


Ofertado no SUS (Sistema Único de Saúde) desde o ano passado, o imunizante Qdenga, da farmacêutica Takeda, está disponível para crianças de 10 a 14 anos em todo o Brasil.


A vacina é produzida a partir do vírus atenuado e pode melhorar a resposta do sistema imunológico contra infecções de dengue, evitando que a doença evolua para formas mais graves.


Dentre os principais sintomas da doença, que pode deixar sequelas, estão febre, dores no corpo e nas articulações e de cabeça, além de náuseas e manchas no corpo.


Imagem
Sabatina Folha/Bonde: Barbosa Neto propõe rever contrato dos radares em Londrina
Candidato pela coligação “Quem manda é o povo” (PDT e Federação Psol/Rede), Barbosa Neto (PDT) é o primeiro candidato ouvido pela sabatina realizada pelo Grupo Folha de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade