A Estação da Luz, usada pelos trens da Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM), deverá permanecer fechada nesta terça-feira (22). A estação foi atingida parcialmente pelo incêndio que destruiu, na segunda (21), o Museu da Língua Portuguesa, que fica em um prédio anexo às plataformas da estação.
"A reabertura hoje fica mais difícil. Talvez para a madrugada de amanhã. Hoje, [a reabertura] vai se tornando cada vez mais ineficiente, porque o público já está indo embora. O pico [da movimentação dos trens] já começou. É uma decisão que não pode ser apressada", disse o coordenador-geral da Defesa Civil da cidade de São Paulo, Milton Roberto Persoli.
Segundo Persoli, os primeiros testes com os trens foram realizados nesta terça-feira com sucesso. Composições, sem passageiros, transitaram em duas das três plataformas da estação sem causar nenhum tipo de intercorrência. A plataforma mais próxima do prédio do museu incendiado não será usada pelos trens devido ao alto risco de desabamento de partes das estrutura atingida pelas chamas.
Leia mais:
Concurso Nacional Unificado: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
Em final antecipada, Palmeiras e Botafogo jogam no Allianz Parque nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões nesta terça-feira
'Aquilo verdeou e amarelou', diz juiz ao negar ação por 7 de setembro sob Bolsonaro
Persoli ressaltou que a ideia é que, em um primeiro momento, os trens com passageiros apenas passem pela estação, sem parar. E, em segundo momento, passem a fazer paradas para embarque e desembarque de passageiros – que deverão usar somente as entradas da Rua Mauá para acessar a estação.
A decisão da reabertura da estação para passagem dos trens será feita de forma colegiada: pela Defesa Civil, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), pela CPTM e por engenheiros do museu. Técnicos do IPT ainda fazem um vistoria no interior do prédio do museu e da estação. As causas do incêndio estão sendo investigadas pelo 3º Distrito Polícial da capital.