As 44 unidades municipais de educação de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) retornam às aulas nesta segunda-feira (26). As atividades foram suspensas no dia 19, quando um atirador invadiu e matou dois alunos do Colégio Estadual Helena Kolody (centro).
Segundo informações da prefeitura, para o retorno, será seguido o Protocolo de Segurança Municipal - Decreto Nº 374 e demais procedimentos de conduta que visam o cuidado e proteção das crianças. A norma é seguida desde o início de maio nas unidades municipais, e visa restringir a entrada de pessoas que não compõem a comunidade escolar nas escolas.
Para isso, os pais passam a deixar e buscar os filhos nas escolas e solicitações de documentos serão feitas através da agenda das crianças ou por telefone.
Leia mais:
Três municípios acumulam topos no ranking agropecuário do Paraná
Suspeito armado morre em confronto com a Polícia Militar em Londrina
Casa de autor de atentado em Brasília é incendiada em SC; ex-companheira é a suspeita
TCE barra programa de terceirização das escolas de Ratinho Junior
A prefeitura irá criar a Central de Vagas, com espaço específico para inscrição das crianças aos Centros Municipais de Educação Infantil, também visando diminuir o fluxo de pessoas nas escolas. Reformas estruturais, com aumento de muros, colocação de grades e cercas elétricas, por exemplo, também serão feitas. Até o acesso de prestadores de serviços deve ser feito da forma correta.
Além disso, foi divulgada uma cartilha aos diretores com recomendações para ações não só na próxima segunda-feira, como também na sequência do ano letivo, para professores, pais e responsáveis.
O documento visa dar mais segurança e acolhimento, com recomendações para organização do ambiente, monitoramento das crianças em celulares e vida digital, aproximação com a escola e forças de segurança, entre outros itens.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: