Falando de Literatura

O Livro do Escritor, resenha de Terê Osmari

19 dez 2009 às 15:18

Meu nome é Terê Osmari Bagatini. Eu sou autora de contos e histórias infantis. Já no ano de 2003, na função de coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMOeste), fui autora do projeto Alfabetização com texto, um curso de formação continuada. Trabalho esse que, em 2004, resultou no Prêmio Além das Letras (promovido pelo Instituto Avisa Lá/SP), destaque na região sul do país.

Neste ano adquiri e li O LIVRO DO ESCRITOR, de Isabel Florinda Furini, da Editora Instituto Memória. Aliás, um recurso ideal que encontrei para a realização de uma avaliação subjetiva das minhas produções literárias: foi e continua sendo, o meu grande aliado no momento das revisões e análises críticas das minhas escritas.


Por ter uma linguagem agradável e bem organizada, sempre que a ele recorro para buscar e ou compartilhar conhecimentos sobre o universo literário, tenho a sensação de estar falando diretamente com a autora. De fato, ela consegue acolher o leitor, por meio de uma escrita de fácil compreensão, objetiva e muito eficaz.


Aquela mania que às vezes temos de escrever parágrafos extensos, com frases alongadas, em alguns casos, complicando a compreensão do leitor – e, agora, não estou falando somente do autor profissional, mas também do autor professor e do autor aluno - esse é o livro ideal para aprimorarmos a nossa forma de organizá-los.


E, em consideração as tipologias distintas de textos literários, a autora nos possibilita compreender formas adequadas e ou características específicas que interagem os diversos gêneros e seus subgêneros, evitando a escrita de textos confusos, sem a presença de marcas específicas que garantem a boa qualidade e adequação textual.


Não temos dúvida que, as melhores propostas pedagógicas atuais são aquelas que valorizam a leitura e a escrita dos alunos, desde o processo inicial da escolarização. Já na educação infantil (professor leitor e escriba para os alunos). Nesse caso, aos profissionais da educação que desejarem adequar-se a esse sistema que valoriza a cultura escrita dos sujeitos, encontrarão, nesse livro, subsídios adequados a sua própria formação de escritor. Com isso, aprimorando a formação escritora de seus alunos.



Utilizei-me desse precioso material, não apenas para as leituras e as análises sobre as minhas produções literárias, mas também como fonte bibliográfica do livro Prolongando o prazer literário: o livro do professor, de minha autoria (ainda não publicado).

Então, para você que quer aprimorar a sua forma de escrever, recomendo a aquisição desse livro. Parabéns Isabel, por mais essa tão eficiente produção!


Continue lendo