Falando de Literatura

Nossa face do FACE será real? Crônica de Isabel Furini

22 mai 2012 às 22:41

Eu tenho uma dúvida e gostaria de opiniões sobre o assunto: alguém sabe por que no Face as pessoas colocam insistentemente essas frases maravilhosas que ninguém consegue vivenciar? Porque AMAR é maravilhoso, e meu coração se divide em duas partes, amor e mais amor, e sempre o amor. Tem dias em que você acorda bem, tudo está certo, os caminhos estão abertos... Mas todos temos nossas idas e voltas, nossas voltas e idas...

Todos temos um dia de mau humor, sem sol, carranca de proa em nossas vidas que parecem sem destino. Penso às vezes que o Facebook foi uma iniciativa do mundo dos anjos. Sim, porque humanos têm alegrias e tristezas. Mas na internet todos são maravilhosos, todos estão sempre lindos, felizes, de bem com a vida, indo ou voltando da Europa, onde a viagem foi fascinante, com passeios incríveis, com festas glamourosas, olhares iluminados (desculpem, é o olhar do Photoshop). Realmente, parece que todos são anjos de amor!


Será esta face verdadeira? Por fim, a humanidade conseguiu dar um passo rumo ao paraíso? O mundo melhorou ou estamos nos enganando? Será que aqueles "anjos" que escrevem no Facebook nunca acordam de manhã, vão até a garagem e descobrem que o carro não está mais? Ou que está com problemas e que não poderão usá-lo? O mundo "glamouroso" de um personagem, digamos, João, que precisa falar com o chefe, acalmar-se, ser objetivo. Que precisa se controlar para não brigar com a secretária, que criticou sua roupa. ("Safada, o que ela sabe de moda?") Ou então com aquele novato que está doente (ou fingindo) e soma o trabalho dele ao trabalho do João. João aproveita para falar com o gerente sobre esse pobre homem, sugerindo que seria melhor para o doente procurar outro emprego, pois não está preparado para enfrentar os desafios que a empresa exige.


Mas entendemos. João faz isso para ajudar esse pobre homem doente. Isso é amor universal – e justiça também, num mundo que tem tantas pessoas preparadas para desafios e que podem ocupar esse lugar. Por fim, horário de voltar para casa, suportar o cansaço do dia, os semáforos, as buzinas dos outros carros, o palavrão do cara de gravata que não suporta nem um minuto mais sem a sua cervejinha, mas a fila de carros está separando-o da felicidade. Buzinas e mais buzinas. "Os idiotas que abram passo! O meu carro é mais potente!" - João fala consigo mesmo. Depois pensa em alguma frase positiva, enquanto xinga baixinho. Olha-se no espelho e tenta manter a pose de grande homem.


Nosso amigo de gravata vermelha chega à sua casa, bebe a sua cervejinha, e o mundo parece voltar aos eixos. O mundo é tão bom, não é? Chegou a hora mais gostosa do dia, a ver criatividade! "Venham já Musas, preciso uma frase bem positiva, uma frase de efeito para deixar com inveja os amigos do FACE, para receber muitas curtidas, ter inúmeros compartilhamentos, e… que minha postagem demore para ser esquecida. Preciso de alguma frase positiva sobre amor, a paciência, o perdão, a fraternidade... Sei lá, algo que me faça conseguir novos amigos. Porque o século XXI é de solidão, de profunda solidão.

Isabel Furini é escritora e poeta.
e-mail: isabelfurini@hotmail.com
Contato com a autora: isabelfurini@hotmail.com


Continue lendo