Falando de Literatura

MASA – O grande artista japonês (resenha do livro)

01 ago 2012 às 20:32

Sua pintura impressiona. Desperta diferentes emoções, é como se o pincel de Masanori Fukushima tivesse a capacidade de expressar a nossa subjetividade.

O livro "MASA", do professor Naotake Fukushima, revela o caminho artístico de seu pai, o pintor japonês Masanori radicado no Brasil. Reunir, catalogar e registrar fotograficamente mais de 300 quadros e desenhos não foi um trabalho fácil. O objetivo do livro "MASA" (Editora Insight de Curitiba, 96 páginas, 2008) é expressar a trajetória do pintor. Foi lançado Museu Oscar Niemeyer (MON).


A beleza das obras de Masanori Fukushima falam por si mesmas. Esse é um livro que estudantes, professores e amantes das Artes Plásticas se orgulham de ter na sua biblioteca particular. A obra inicia falando do Nikaten, um dos mais importantes Salões de Arte do Japão. Masanori foi selecionado em três edições seguidas. Na outra página podemos apreciar uma das telas selecionada "Os Animais Observando a Dança" (acrílico- 96 x 96 cm.). A plasticidade, o movimento, as cores, revelam o talento do artista.


Masanori também expôs suas obras no Museu Andersen, em Curitiba, além de participar de cursos, sendo aluno e professor. A expressividade de suas telas pode ser observada em "Luana", e o alto grau de força e criatividade do artista é revelado na tela "Amazônia" (óleo) que hoje faz parte do acervo da Universidade de Takushoku. Destacamos também "O sorriso dos peixes", com visão universal e ecológica.


O professor Naotake Fukushima, é autor desse livro construído não só no amor filial, mas, sobretudo na admiração que ele sente por "MASA", como pai e como artista. O livro encerra com a série "Zoomorfismo", deslumbrando os olhos do leitor-observador.


Quando foi realizada a Exposição "Outros Silêncios" no Solar do Rosário, o curador Carlos Zemek escolheu uma das obras da série "Zoomorfismo" de Masanori Fukushima. A emoção que essa obra produz no espectador atento é reveladora. É como se as cores e formas arrastaram o apreciador para um novo contexto - quase um espelho anímico.


Em síntese, "MASA" é um livro com um trabalho gráfico excelente que revela um grande artista, lembrado pela força e pela originalidade de seu estilo.

Vale a pena conferir.


Dra. Regina Casillo, diretora do Solar do Rosário com o escritor Naotake Fukushima, no lançamento do livro, no Museu Niemeyer, em Curitiba.


Continue lendo