Foto: Pio Santana/FCC
Em uma cerimônia que reuniu antigos e novos personagens de movimentos estudantis e sociais, foi reaberto neste em 29 de novembro/2014, o O casarão histórico da União Paranaense dos Estudantes (UPE), localizado na Rua Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco.
Administrado pela Fundação Cultural de Curitiba desde abril de 2013, o imóvel recebeu uma série de benfeitorias e agora passa a abrigar não só as atividades administrativas e culturais da UPE, mas também receber os encontros dos Conselho Municipais de Cultura, de Juventude e de Política Étnico Racial.
O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, afirmou:
"É um dia muito importante. O espaço agora ajuda a garantir o protagonismo da sociedade na organização de uma série de atividades".
O casarão faz parte da história da cidade de Curitiba. O casarão, em art nouve, datado de 1918, é uma Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP) e já pertenceu à família Benjamin Baptista Lins de D’Albuquerque, um dos fundadores da Gazeta do Povo, e também à Universidade do Paraná (atual UFPR).
O imóvel foi adquirido pelo governo do Estado na década de 50, mas ganhou notoriedade como sede da UPE, entre 1959 e 1968, quando foi tomado pelo regime militar. Em 1983, o prédio retornou para as mãos do Estado. O prédio tem sido ocupado pela UPE por meio de comodato.
Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura. Foto: Pio Santana/FCC
Marcos Cordiolli discursando no casarão da UPE.