A idéia da realização do livro "Instruções à Cortázar: homenagem de Cronópios, Famas e Esperanças" surge a partir de uma oficina ministrada pelo contista Antonio Carlos Viana. O contato mais profundo com suas instruções surge aí. Mais adiante veio-me a informação de que em 2014 CORTÁZAR completa três décadas de falecimento e um centenário de nascimento. Tudo isto, agregado à experiência auferida em coordenações anteriores de livros na área jurídica e ao conhecimento auferido em oficinas literárias anteriores, entre as quais as ministradas pela Prof.ª Isabel Furini, praticamente o projeto de per si se impôs.
Feito os convites, quer para professores com trabalhos consagrados, quer para outros colegas com apego à literatura, fez surgir o trabalho, com apoio incondicional, desde o início, da Juruá Editora.
Assim, além de Antonio Carlos Viana e Isabel Furini, também escrevem Otto Winck, João Carrascoza . O imortal Antônio Torres contribui com o posfácio. Além destes e do coordenador, mais 12 autores trazem suas Instruções à lume. Seja no âmbito da limpeza, da culinária, do sonho, do lazer, da vida prática e existencial ou do amor, todos os autores contribuem com suas dicas. O livro faz uma aproximação entre os inolvidáveis textos de CORTÁZAR com a contemporaneidade trazida por todos os colaboradores desta obra que tive a enorme honra de coordenar.
Textos do professor e escritor Carlyle Popp