Falando de Literatura

Evento "Mês da Mulher" reuniu arte e literatura

06 abr 2013 às 08:33

No século VII ou VI aC, conta o escritor grego Plinio, o Velho, que a jovem Kora, filha do alfarero Butades Sicyonius, viu a sombra do amado projetada no muro antes dele ir para à guerra. Kora, com os dedos manchado de pintura, traçou o perfil do homem no muro.

A pintura é então uma arte inventada por uma mulher.


E o evento "Mês de Mulher" reuniu diferentes expressões para homenagear a mulher: pintura, fotografia, poesia, conto, dramatização e música. O curador é o artista plástico Carlos Zemek, quem incentivou olhares diferentes sobre o eterno feminino.


Pintura: Carlos Zemek, Cássia Acosta, Claudia Agustí, Ilia Ruiz, Maribel Moratilla, Mercedes Brandão, Neiva Passuello, Sandoval Tibúrcio, Teresinha Mazzei. Gravura: Valéria Sípoli.



CÁSSIA ACOSTA: nascida em 1983, na cidade de Canoas/ Rio Grande do Sul, formou-se em designer de produtos na Faculdade da Serra Gaúcha em Caxias do Sul, no ano de 2010. Atuou como professora de desenho na cidade de Carlos Barbosa na sua adolescência e em Porto Alegre em 2001. Elaborou projetos como designer para empresas do Rio grande do Sul. Atualmente mora no Balneário Camboriú onde se dedica à pintura. Seus quadros chamam a atenção pela perfeição dos detalhes.




Mercedes Brandão - Artista Plástico.

MERCEDES BRANDÃO: Já realizou exposições no Solar do Rosário, no Espaço de Artes Francis Bacon, Jayabujamra Espaço de Arte, na Câmara Municipal de Curitiba, Projeto Arte na Câmara – Ponta Grossa/PR, no no MAC - Museu de Artes de Cascavel, Cascavel/PR, na Câmara Municipal de Araucária – Araucária/PR, entre outros e também no exterior. Em 2011 e 2012, na "Muestra Internacional de Arte Postal Ciudad de Ceuta, España."



A artista plástica Neiva Passuello e o curador Carlos Zemek.

NEIVA PASSUELLO: Frequentou o atelier de Marilena Zanchet e de Celso Cóppio. É Membro da APAP e da ASPAR. Recebeu vários prêmios, incluindo "Trofeo Luigi Valenti", Primeiro Lugar no "Concorso Internazionale Cremona 2000", Itália. Realizou exposições individuais no Brasil, e participou de Coletivas Internacionais em Cremona, -Itália, Nova York - USA, Argentina, Portugal, nas cidades de Cremona e Roma, na Itália.



A área de literatura também esteve muito bem representada. Participaram os escritores: Eduardo Bettega, Fernando Botto e Willians Mendonça. Também foram expostos os poemas de: Alexandra Barcellos, Alvaro Posselt, Eliziane Lobo Pacheco, Isabel Furini, José M. Seral Escário, Josette Garcia, Marina Carraro, Marli Andrucho Boldori e Vanice Ferreira.




Alexandra Barcellos, poeta, escritora de livros infantis e declamadora.

Poema de Alexandra Barcellos

NOSSA ESSÊNCIA



"Fogueiras, castelos, aldeias
Tentaram destruir a nossa essência
(Em vão)
Nosso instinto aumentou
Aprendemos a morrer e renascer
Com a mesma força dos raios do sol
Que alastram vida e deixam para trás
Anos, décadas e séculos
De molduras que não nos servem"


Alexandra Barcellos




A escritora e poeta Eliziane Lobo Pacheco ladeada pelas artista Valéria Sípoli e Ivaní Silva.

Poema de Eliziane Lobo Pacheco


MULHER


Com o ventre cheio de luz,
a serviço da vida,
resplandece de possibilidades e
preenche o mundo.


REFLEXÃO
Mulher: Lugar onde o instinto e a intuição encontram abrangente espaço para fluir.




Josette Garcia - escritora e poeta ao lado de Isabel Furini e do curador Carlos Zemek.

Poema de Josette Garcia


ALMA MULHER
Tradução da arte divina
a cada cor que pincela,
quão sutis formas revela
desta tua alma menina.


Terra fértil de vida,
fantasias e desejos,
a certeza da acolhida
em teus braços piedosos,
dona de todos os beijos,
senhora de todos os gozos.


Josette Garcia


Poema de Marli Terezinha Andrucho Boldori:


Continue lendo