Ontem, 01 de junhio, na Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba, foi a abertura do evento "A cultura sefardita. Homenagem a Sanz Briz / La cultura sefardí. Homenaje a Sanz Briz", que faz parte das comemorações do Dia do Holocausto, dos 160 anos da Biblioteca Pública do Paraná e dos 10 anos do Instituto Cervantes de Curitiba
Colaboradores: Biblioteca Pública do Paraná, Embaixada da Espanha no Brasil, Federação Israelita do Paraná, Instituto Cervantes de Curitiba, Instituto Cultural Judaico-Brasileiro Bernardo Schulman.
Resumo
Os judeus procedentes da Península Ibérica – conhecidos como sefarditas – mantiveram viva durante séculos uma herança cultural de grande riqueza e diversidade. O legado desses povos constitui um aporte fundamental tanto para o desenvolvimento espiritual como econômico, científico e cultural.
Este evento e mostra bibliográfica celebra a cultura sefardita e é também uma homenagem à figura de Ángel Sanz Briz (1910-1980), que durante a Segunda Guerra Mundial atuou para salvar judeus húngaros.
Nascido em Saragoça, Espanha, Sanz Briz atuava como agente diplomático na Hungria, em 1944, época em que proporcionou salvos-condutos espanhóis a judeus perseguidos pelos nazistas. Sua atividade cessou quando, em dezembro de 1944, retornou à Espanha. Sanz Briz conseguiu salvar mais de 5 mil judeus húngaros. Desde então, é conhecido como "O Anjo de Budapeste". Em 1966, Israel concedeu a Sanz Briz o título de "Justo entre as Nações".
Programa
Data: De 1 a 18 de junho
Horário: Visitas: De segunda a sexta-feira, de 8:30h às 20:00h
Sábado, de 8:30h às 13:00h
Lugar: BPP-Biblioteca Pública do Paraná – Hall 2º andar
- Exposição de livros sobre la cultura sefardita e Ángel Sanz Briz, com obras dos acervos da Biblioteca Pública do Paraná, do Instituto Cervantes de Curitiba, do Instituto Cultural Judaico-Brasileiro Bernardo Schulman e coleção particular
- Exposição de 4 painéis com textos e fotos sobre Ángel Sanz Briz
Data: 5 e 6 de junio - Horário: 14:00h
Local: BPP-Biblioteca Pública do Paraná – Auditório
Exibição do filme: O anjo de Budapeste/Luis Oliveros
Exibição do documentário: La encrucijada de Ángel Sanz Briz/José Alejandro González Baztán