Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tamarana

Vacina contra a Covid-19 chega até as crianças da aldeia Apucaraninha

Vítor Ogawa/Grupo Folha
18 jan 2022 às 19:41

Compartilhar notícia

- Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando a primeira vacina contra a Covid-19 foi aplicada em uma criança no Brasil, na sexta-feira (14), um sentimento de esperança surgiu para vários jovens que ainda não estavam imunizados e para os pais deles. A primeira dessas crianças a ser imunizada no País foi Davi Seremramiwe, de 8 anos, um indígena natural de Mato Grosso, que sempre vai a São Paulo para tratamento de saúde.


Logo muitos pais passaram a contar os dias para ver os filhos imunizados, em especial os indígenas como Seremramiwe, que viram que a espera da imunização desses jovens estava próxima do fim. Aqui na região, das 5.150 doses que a 17ª Regional de Saúde de Londrina recebeu para crianças de 5 a 11 anos, 420 foram destinadas para Tamarana (Região Metropolitana de Londrina) e 350 delas direcionadas para a população indígena. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A estimativa é de que 3.125 indígenas de 5 a 11 anos serão vacinados no Paraná, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Da primeira remessa de 65,5 mil imunizantes que chegou na sexta-feira (14) para iniciar a vacinação infantil, a Secretaria de Estado da Saúde encaminhou às regionais 3,5 mil doses para aplicação nas crianças indígenas, incluindo a reserva técnica. Com isso, todas as crianças nessa faixa etária que vivem em 78 aldeias do Paraná, localizadas em 50 municípios diferentes, serão atendidas já nessa primeira fase.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só vacina injetável

Brasil não usará mais vacina de gotinha contra a pólio; entenda a mudança

Imagem de destaque
Preocupante

Mortes de gestantes são associadas a maiores restrições ao aborto nos EUA

Imagem de destaque
Aprovação

Anvisa avalia novo tratamento para câncer de pulmão

Imagem de destaque
Parceria com a UEL

Maternidade Municipal de Londrina oferece oficina de parto para gestantes


Primeiro vacinado indígena

Publicidade


A primeira criança indígena a receber a dose foi Gustavo Tógfên Rodrigues Galdino, de 11 anos, filho do professor Cláudio Galdino. A vacinação ocorreu na manhã desta terça-feira (18), na Reserva do Apucaraninha. Cláudio Galdino afirmou que para eles a vacinação de crianças foi "muito importante". “Faz alguns meses que a gente estava esperando essa vacina. A gente está muito agradecido. Meu filho ficou muito feliz. Ele já queria ser vacinado faz tempo”, declarou.


O filho dele já teve Covid-19, mas o caso não foi muito grave. “A mãe dele também teve e meus pais também. O caso mais grave foi de minha mãe, por conta da idade dela, 76 anos, mas ela se recuperou bem, graças a Deus.” 


Continue lendo na FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo