Os 100 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto para Covid-19 estão 42% ocupados no HU (Hospital Universitário) de Londrina e são esperados por 11 pacientes, revela a instituição em nota divulgada na manhã desta quinta-feira (11).
Explicando a fila de espera pela UTI Covid-19 mesmo com o percentual de ocupação da ala não totalmente preenchido, a assessoria do HU informou à reportagem que, em alguns momentos, mesmo que hajam vagas disponíveis, pacientes podem estar no Pronto-Socorro e precisam de ambulância para a transferência. Algumas vezes, este manejo promove mais riscos à saúde do que manter a pessoa intubada no Pronto Socorro.
Os indivíduos precisam estar hemodinamicante estáveis para serem transferidos. Segundo o comunicado, o critério clinico avaliado determina se eles vão ou não para a UTI e, se forem levados sem condições de transporte, os doentes podem falecer.
Leia mais:
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Anvisa atualiza regras sobre o uso dos 'chips da beleza'
Fatores ambientais e ancestralidade no Brasil podem influenciar alterações moleculares de tumores no pulmão
Hospitais de Londrina recebem concertos natalinos na próxima semana
Demais alas
Já nas 96 vagas de enfermaria destinadas ao novo coronavírus, a taxa de uso é de 26%. As cinco unidades de tratamento pediátrico intenso não registram ocupação.