Dentre as demandas atendidas, estão atendimento médico, encaminhamentos para exames e orientações sobre os cuidados com a saúde masculina.
A ação ocorre em novembro, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o segundo que mais acomete os homens – atrás apenas do câncer de pele.
Cleonice Rafalski, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, explica que o atendimento vai ser direcionado de acordo com as demandas que surgirem. Esclarece que, no dia, os homens vão poder levar todas as demandas.
Leia mais:
Adultos com diabetes quadruplicam em três décadas e a maioria não recebe tratamento
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Anvisa começa a usar IA para análise de impurezas em medicamentos
“Se for um homem diabético, nós vamos fazer o exame rápido da glicemia, ou se for um hipertenso a intenção é acompanhar o nível da pressão arterial”, explica.
Os homens que quiserem também vão receber uma guia para fazer o exame PSA, que rastreia uma enzima que tem relação com o câncer de próstata quando alterada, informa a profissional. De acordo com ela, os homens também vão poder atualizar a carteira de vacina e levar qualquer outra demanda em relação à saúde.
“Todas as UBS estão fazendo o agendamento, mas também vamos atender quem aparecer no dia”, ressalta. Rafalski salienta que até o momento poucos homens agendaram os atendimentos: “muitos ainda têm o receio de ir ao médico e cuidar da saúde, mas é essencial que os homens façam exames de rotina e se orientem a respeito de doenças, como o câncer de próstata”, finaliza.