A Prefeitura de Londrina, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e o Iles (Instituto Londrinense de Educação de Surdos), promoveu, na manhã desta quarta-feira (13) a 7ª etapa do Mutirão de Aparelhos Auditivos. Foram entregues cerca de 140 aparelhos para 70 pacientes. Outras 203 próteses auditivas ainda serão entregues até o fim do mês de novembro.
O mutirão já entregou cerca de 15 mil aparelhos desde 2017, quando o programa começou. Foram mais de R$ 4,6 milhões investidos nesta política pública que atendeu pessoas de todas as idades.
O secretário de Saúde, Felippe Machado, aponta que essa parece ser uma ação simples, mas tem uma grande repercussão na qualidade de vida da população, em especial dos idosos. O aparelho pode custar até R$ 15 mil para quem usa nos dois ouvidos, um valor inacessível para a grande maioria das pessoas.
Leia mais:
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Escritor londrinense disputa eleição por vaga na Academia Brasileira de Letras
“A Prefeitura de Londrina investiu recursos próprios, e o prefeito Marcelo Belinati nos determinou que fizéssemos essa grande ação em parceria com o Iles. Nós chegamos à etapa final desse mutirão e, cumprindo o prometido, vamos zerar a fila de espera para aparelhos auditivos”, disse Machado.
Hirata acrescenta que há casos de pacientes que chegam a levar de 30 a 40 dias para fazer todos os exames e poder receber o aparelho auditivo.
A dona Vilma Alves Gouveia, de 79 anos, recebeu o aparelho e afirmou que não via a hora de escutar melhor. “Eu estou alegre demais, porque é muito difícil, eu não escutava direito. E agora com o aparelho eu vou ter uma vida melhor, se Deus quiser. Eu acho que muita coisa vai melhorar. Antes, as pessoas conversavam na roda e eu não escutava nada, e eu queria ouvir, participar. É chato demais, e agora eu estou muito feliz; só Deus pra pagar esse povo tão bondoso”, relatou.
Qualquer pessoa com desconforto auditivo pode procurar sua UBS (Unidade Básica de Saúde) e passar por avaliação médica. Todos os casos avaliados como necessários serão encaminhados para o atendimento especializado do Iles.
Participe do canal de transmissão do Bonde no insta! Vem pro Bonde do Bonde. Clique aqui.