Os profissionais da ala pediátrica do HU (Hospital Universitário) de Londrina recebem, a partir desta quarta-feira (6), o curso Tot - Treinando os treinadores''. A metodologia americana tem a premissa de ajudar crianças hospitalizadas a enfrentar essa experiência de forma positiva: com brincadeiras, preparação, educação e atividades de auto expressão.
Cinco médicos, quatro enfermeiras, quatro psicólogos e um dentista passarão pelo treinamento durante nove semanas, toda quarta-feira. Em cada dia, um módulo diferente será discutido, como "O direito da criança no ambiente hospitalar", "Nível de desenvolvimento cognitivo da criança", "Equipe Multidisciplinar e crianças em vulnerabilidade", "gerenciamento de dor" e "luto".
De acordo com o Instituto Ébera, que promove o curso, o treinamento foi preparado por quatro profissionais do “Child Life Specialists”. Nos Estados Unidos, o Child Life Specialist é uma profissão.
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
A metodologia do curso foi criada para países onde essa profissão ainda não existe . Uma das assessoras do curso e autora do manual é a Diretora do Departamento Child Life do Hospital John Hopkins, Patrice Brylske.
As práticas de Child Life objetivam o cuidado de saúde centrado na criança e no adolescente e na família, por meio de métodos e técnicas específicas, como brincadeiras, preparação para procedimentos e programas educacionais.
Abertura
A cerimônia de abertura do curso vai ser às 13h30, na sala 521 do CCF do HU , com a presença da vice-presidente do Instituto Ébera, Carolina Fonseca, a superintendente do HU, Vivian Feijó, a coordenadora do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina, Sandra Moya e a chefe da 17ª Regional de Saúde, Lucia Lopes.