O prefeito de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), Sérgio Onofre, está se articulando junto a outros prefeitos da região e ao Governo do Estado para a criação de um novo consórcio de saúde, em que a cidade seria a referência.
Atualmente, o município faz parte do Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região), que tem sede em Apucarana (Centro-Norte) e congrega 18 cidades.
Na avaliação do chefe do Executivo araponguense, os municípios menores têm sido prejudicados em detrimento dos maiores.
Leia mais:
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Cinco minutos de atividades físicas ajudam a controlar pressão alta, sugere estudo
“Consórcios que têm cidades muito grandes absorvem as necessidades dessas localidades e as menores ficam com o que sobra. Defendo até que as grandes cidades deveriam pertencer direto à Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e não às regionais. Tem que equiparar”, opinou.
O município repassa ao Cisvir entre R$ 600 mil e R$ 700 mil por mês, segundo Onofre. O cálculo que define quanto um município paga para um consórcio de saúde leva em conta a renda per capita do número de habitantes. Arapongas tem cerca de 126 mil moradores.
Os consórcios intermunicipais permitem as parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas relacionadas à saúde, oferecendo exames, cirurgias e outros procedimentos.
O prefeito acredita que um consórcio com até 13 municípios e geograficamente mais próximos poderá otimizar o gasto público com saúde e oferecer uma melhor logística para os pacientes.
“Tem morador de Arapongas que vai operar em Faxinal, sendo que temos o Honpar (Hospital Norte do Paraná). Tem morador daqui que precisamos levar em Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba) para fazer consulta, operar e revisão. Fica mais caro o pré e pós-operatório do que a cirurgia.”
Entre as prefeituras que deverão ser convidadas a integrar o novo grupo estão Sabáudia, Munhoz de Melo e Rolândia, esta última fica a 18 quilômetros de Arapongas, no entanto, pertence ao Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema), com sede em Londrina.