Com o aumento de casos de Covid-19 e H3N2 no Paraná, surgem a respeito de tomar as vacinas contra as duas doenças estando com sintomas de gripe. Por isso, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) elaborou um guia de esclarecimento para orientar a população.
A síndrome gripal se caracteriza por quadro respiratório agudo, com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente, enquanto sintomas gastrintestinais (diarreia) podem estar presentes.
- Estou com sintomas. Posso me vacinar?
Leia mais:
Boletim InfoGripe indica manutenção de queda de casos de covid-19
Absorventes internos podem causar choque tóxico se usados por muitas horas
Pesquisadores identificam subtipo de câncer de próstata mais agressivo
Estimulação cerebral para tratar depressão em casa tem resultados positivos
Caso a pessoa apresente sintomas gripais, as primeiras recomendações são fazer o teste de Covid-19 e cumprir o isolamento. Se o resultado do teste der negativo, é preciso aguardar o fim dos sintomas para tomar a vacina contra a Covid-19 ou contra a Influenza (Gripe). Isso é necessário para que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas. No caso de teste positivo, mesmo com o desaparecimento dos sintomas, o paciente só poderá se vacinar após 30 dias.
- Posso tomar a dose de reforço tendo sintomas gripais?
As pessoas com síndrome gripal não podem tomar nenhum tipo de vacina. Em todos os casos, é necessário adiar a vacinação até a recuperação completa.
- Meu filho está com sintomas de gripe. Posso levá-lo para vacinar?
Não. A vacinação das crianças segue as mesmas orientações da imunização dos adultos, precisando aguardar o desaparecimento dos sintomas gripais ou 30 dias, em casos positivos de Covid-19. Uma vez que os sintomas tenham terminado e o intervalo ideal seja alcançado, os pais ou responsáveis devem procurar o serviço de saúde mais próximo para fazer a vacinação.
Vacinação
O Paraná oferta a imunização contra a Covid-19 para toda a população adulta, da primeira até a dose de reforço. O público infantil começou a ser vacinado em 15 de janeiro e agora segue a campanha por ondem decrescente de idade. Até o momento, mais de 70% dos paranaenses estão com o ciclo vacinal completo.
O Estado também promove a vacinação contra a Influenza para todas as pessoas acima de seis meses de idade.