Notícias

'Vacina do sapo' pode trazer riscos à saúde

03 mai 2013 às 17:44

O professor Carlos Jared, diretor do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Butantan de São Paulo, alerta que não existem pesquisas científicas que comprovem a eficácia do veneno da perereca-verde, Phyllomedusa bicolor, no tratamento de doenças, como câncer e depressão.

O uso do veneno do animal é comum entre indígenas da região amazônica e pode causar vômitos, diarreia, taquicardia e sudorese. O comércio do veneno é proibido pela Anvisa, pois sua eficácia ainda não foi comprovada e o uso em grande escala poderia provocar um desequilíbrio ambiental.

Em entrevista ao portal UOL, Jared afirmou que enquanto não for comprovado cientificamente os efeitos da substância, é preciso ter cautela."A tendência da pesquisa científica atual é passar esse veneno por um processo de separação bioquímica, a fim de identificar somente a parte farmacologicamente ativa, que poderia servir como terapêutica alternativa. É um trabalho difícil, que demanda muito tempo e esforço", destaca. (Com informações Portal Uol)


Continue lendo