A campanha de vacinação atinge os grupos com maiores riscos de complicações provocadas pela gripe. Mas a vacinação é a melhor forma de prevenção para todas as pessoas com mais de seis meses de idade.
Pneumonia, inflamação no ouvido (otite), sinusite, desidratação e agravamento de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, asma e diabetes. Essas são algumas das complicações da gripe, doença que todos os anos atinge entre 5% e 10% da população adulta e entre 20% e 30% das crianças mundialmente, provocando entre 250 mil a 500 mil mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
A gripe pode ser potencialmente grave em maiores de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas. Por isso, esses grupos serão protegidos contra a doença dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será realizada entre 5 a 25 de maio. Mas a indicação da vacina se estende a todas as pessoas, acima de seis meses de idade.
"Os grupos abrangidos pela campanha do Ministério da Saúde têm mais riscos de desenvolver as complicações da gripe. No entanto, recomendamos que todas as pessoas devem se vacinar porque a gripe e suas complicações causam internações, mortes, faltas ao trabalho e à escola. Além de afetar a saúde das pessoas, é uma doença que tem repercussão na vida social da população e na atividade econômica do País", diz o médico Renato Kfouri, presidente da SBIm – Associação Brasileira de Imunizações.
A médica Analíria Pimentel, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, lembra que em outros países adolescentes e jovens adultos tiveram complicações, após serem contaminados pelo vírus H1N1. "Por isso, independentemente de pertencer a um grupo de risco, a pessoa deve se vacinar", afirma.
As clínicas privadas de vacinação são uma alternativa de se proteger contra a gripe para as pessoas que não podem ser vacinar nos postos do SUS – Sistema Único de Saúde. Inclusive a maior parte delas estará funcionando no sábado, 05 de maio. O portal www.vacinaspasteur.com.br disponibiliza uma relação das clínicas existentes nos estados.
Gripe e suas complicações
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é um sério problema de saúde pública, porque afeta por ano cerca de 600 milhões de pessoas, provocando entre três a cinco milhões de casos graves e entre 250 mil a 500 mil mortes em todo o mundo.
No Brasil, a gripe continua assustando as pessoas. Em fevereiro, foi responsável pela morte de uma jovem de 31 anos e a internação de 13 pessoas que viajavam a bordo de um cruzeiro. De janeiro a abril, os casos da gripe A/H1N1 registrados no Ceará subiram 274% em relação ao mesmo período de 2011. Até agora, foram confirmados 86 casos, o maior número já registrado no Estado. Em 2009, ano de pandemia da doença, foram 72 casos.
A médica Lucia Bricks, diretora de Saúde Publica da Sanofi Pasteur, ressalta que não apenas a cepa A(H1N1)-pdm 2009, mas também as cepas A(H3N2) e B podem causar complicações graves em pessoas de qualquer faixa etária. A vacinação deve ser feita todos os anos, preferencialmente, antes do inverno quando há maior circulação dos vírus.
O presidente da SBIm, Renato Kfouri, afirma que a vacinação contra a gripe em ampla escala – incluindo as pessoas que estão fora dos grupos de risco – tem um importante papel social. "Quanto mais pessoas se vacinam, maior é a redução da circulação do vírus causador da gripe, o que beneficia não só os vacinados mas quem também não se vacinou", observa.