Através da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o pesquisador Gino Capobianco, aluno de pós-doutorado da instituição, e o representante da Perquim Indústria Química, Sander Luiz Braz, assinaram, nesta quinta-feira (6), contrato de licenciamento da patente intitulada "Formulação da base para preparação de sabonetes medicinais com propriedades de promover o crescimento dos cabelos". A patente tem como titulares e inventores os Gino Capobianco e Giuseppe Capobianco.
A fórmula presente na invenção trata com sucesso alguns problemas que atingem o couro cabeludo e que podem resultar em calvície, como excesso de oleosidade e descamações exageradas (seborréia), aparecimento de fungos (em crianças) ou infecções por bactérias (pessoas com baixa imunidade). A base obtida a partir de biomassa vegetal apresenta propriedades cosméticas que, em uso tópico no tratamento no couro cabeludo, promove a limpeza e o controle da oleosidade, evitando assim queda e auxiliando para crescimento e fortalecimento dos cabelos.
A invenção foi adotada pela UEPG por intermédio de um Contrato de Adoção de Inventor Independente para fins de agenciamento, visando à transferência da tecnologia para o setor produtivo, nos termos do artigo 22 da lei 10.973/2004, e do artigo 3º, IV, da Resolução UNIV. 31 de 2011. O licenciamento da invenção permitirá à Perquim – Indústria Química expandir suas atividades para a área de cosméticos, dentro de estudos previamente formulados pela empresa.
Para o chefe do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agipi, Ângelo Luiz Maurios Legat, a assinatura do contrato de licenciamento justifica o slogam da agência da UEPG – ‘transformando conhecimento em riqueza’. Criada em 2008, a Agipi é responsável pela gestão política de inovação e dos processos relativos à proteção de direitos da propriedade intelectual da instituição.
Além de proteger o conhecimento gerado dentro da UEPG (ou por inventor independente) e promover sua inserção na sociedade, estimula o desenvolvimento sócio-econômico, através da incubação de projetos inovadores e da assessoria às empresas juniores da UEPG por meio da Incubadora de Projetos Inovadores (InProTec). A Agipi ainda facilita a prestação de serviço entre a UEPG e as empresas interessadas. Para contatos na Agipi/UEPG: (42) 3220-3263 / 3220-3193