Notícias

Uma em cada dez casas de Londrina tem focos do mosquito da dengue

20 jan 2015 às 18:10

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira (20) o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira) de 2015. O índice de infestação da dengue no município está em 10,1%. O número é dez vezes maior que o recomendado pelo Ministério da Saúde. O Lira mostra, ainda, que uma em cada dez residências de Londrina tem focos do mosquito da dengue.

A Secretaria de Saúde justificou o aumento com fatores como a ocorrência maior de chuvas em relação ao mesmo período do ano passado e as altas temperaturas do verão.


O secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, afirmou que a situação é preocupante, mas reforçou que a Prefeitura trabalha forte para reduzir a situação de risco. Nesta terça-feira (21), haverá uma reunião com outras secretarias para tratar do assunto e definir as atitudes que serão tomadas para frear o risco de epidemia. "Em outubro de 2014, o índice era de 1%, considerado razoável. Vamos intensificar principalmente a retirada dos lixos para voltarmos a ter um índice satisfatório". Até o momento, foram 65 notificações e apenas um caso confirmado de dengue em 2015.

A região norte foi a que apresentou o índice maior no Lira divulgado hoje: 11%. A região central vem em seguida com 10%. As regiões leste, oeste e sul ficaram em 9%. Foram inspecionados mais de 9 mil imóveis entre os dias 5 e 9 de janeiro.


Continue lendo